Onde está o NET SEND no Windows 8, no Windows 7 e no Windows Vista?

Bom, gente.. hoje vou falar de algo que muitos andam questionando nos fóruns que eu participo. O famoso serviço “mensageiro”, do Windows XP, ficou tão famoso, a ponto de diversos usuários leigos utilizarem ele por linha de comando. Quem nunca viu alguém clicar no “Iniciar”, “Executar” e digitar “NET SEND fulano vamos almoçar onde hoje???” rs rs… O comando NET SEND faz parte do mensageiro do Windows XP, e só funciona se esse serviço estiver ativado. Muitas empresas aboliram o uso do NET SEND justamente por isso. Certa vez, vi um cidadão digitar NET SEND * Olá!. O asterisco, quando liberado, simplesmente envia mensagens instantâneas a todos os usuários que estão conectados ao mesmo servidor. Imagine… cerca de 500 pessoas receberam a mensagem. Sorte dele não ter sido mandado embora rs… depois disso, o administrador da rede desativou o uso do NET SEND.

O NET SEND não é usado só para brincadeira. Aliás, usá-lo como brincadeira é apenas uma de suas utilidades. Vários softwares o utilizam como maneira de trocar mensagens, até mesmo com servidores de banco de dados.

A novidade, no Windows Vista e, consequentemente no Windows 7 e agora no Windows 8, é: onde está nosso amigo NET SEND? Experimente digitar o comando e terá uma surpresa: o serviço “NET” ainda existe, porém foi retirada a função SEND, certamente por alguns problemas de segurança. E agora??? Não fique triste: muitos não perceberam, mas o Microsoft implementou um novo substituto ao NET
SEND: o MSG. Isso mesmo: MSG. Basta digitar esse comando no prompt de comando e verá que existem várias formas de utilizá-lo, inclusive a mais simples sendo semelhante ao seu avô NET SEND.

Veja só o exemplo, digitado no prompt de comando do Windows 8:

Sintaxe:
MSG /server:maquina123 Idevar Hello World
(onde “maquina123″ é o nome da máquina de destino e ”Idevar” é o nome do
usuário de destino)

Resultado do uso do comando “MSG”

Tão simples assim? É isso aí… lembra o nosso velho NET SEND. É possível ainda, como no NET SEND, usar o nome do servidor. como na sintaxe abaixo:

MSG /server:<servidor> <usuário> <mensagem>

Digite apenas “MSG” e veja todas as opções disponíveis:

Enfim… teste na sua casa ou no trabalho. Tente usar o famoso “msg fulano Vamos almoçar?” enquanto ainda estiver habilitado na sua rede… rs…

Obs: o MSG não precisa do serviço mensageiro ativo.

Erros possíveis no envio das mensagens:

Após alguns comentários de problemas de funcionamento, realizei novos testes e cheguei à solução de alguns erros comuns.

“Erro 5 ao obter nomes de sessão”

Possível motivo: caso você esteja em uma rede de domínio e o envio da mensagem
não ocorrer, talvez se faça necessário alterar a chave de registro “AllowRemoteRPC” para “1″ em cada máquina local, no seguinte
caminho do REGEDIT: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal
Server

<usuário> não existe ou está desconectado

A máquina que receberia a mensagem precisa ter o usuário de origem como
administrador da máquina de destino. Exemplo: usuário “pedro” quer enviar uma
mensagem para o usuário “joao”. A máquina utilizada pelo usuário “joao” precisa
ter o usuário “pedro” como administrador. Sobre essa necessidade, estou
tentando localizar mais informações a respeito, caso o usuário não possa ser o
administrador.

Problema no envio entre máquinas Windows XP e Windows Vista/7/8 ou vice-versa

Não localizei formas de integração para o envio pelo comando “MSG” de máquinas Vista/7/8 para máquinas Windows XP, assim como o NET SEND de máquinas Windows XP para máquinas Vista/7/8.

Outros erros: sempre verifique o Firewall. Em algumas situações, notei que o Firewall ligado era o problema que bloqueava as trocas de mensagens. Algumas políticas de segurança na rede também podem bloquear o envio. Neste caso, é necessário verificar com o administrador da rede.

************************
Atualização em 06/09/2013:
************************

Software gratuito para troca de mensagens entre Windows 8, 7, Vista e XP

Como muitas pessoas estão relacionando problemas abaixo com o uso direto do MSG, devido à alguma configuração de rede, sugiro testarem o uso do software WinSent Messenger, que é de uso gratuito. Ele permite utilizar os mesmos recursos do Windows XP (net send), Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 para trocar as mensagens. A versão é com interface gráfica. Caso queira detalhes, entre no site oficial (Winsent Lab). que possui inclusive outros produtos semelhantes.

************************ Atualização em 19/02/2012: ************************

Software FREE para troca de mensagens entre Windows 7, Vista e XP

Seguindo outra dica de um dos nossos leitores, Marcus Mjm, que colocou um comentário abaixo, segue link do LANcet Chat, que é totalmente free e funciona entre as versões do Windows 7, Vista e XP: http://lancetchat.com/ . Peço que, se alguém testar, como nosso leitor, notifique abaixo se funcionou com sucesso.

Abraços,
Idevar.

  1. #1 por vanderson em 15 de outubro de 2010 - 17:02

    como posso alterar essa chave nao sei como se faz ..
    pra mim mesmo eu mando a msg mais quando vou mandar pro pc da rede dia que nao existe ou esta desconectado.
    mas esta conectado e existe, se poder me explicar brigadão mesmo

    • #2 por idevarjr em 16 de outubro de 2010 - 6:55

      Olá, Vanderson. Para alterar essa chave, você precisa entrar no registro do Windows. Clique no Iniciar e digite REGEDIT. Procure a chave com o nome que coloquei no artigo e altere a propriedade para 1. Após isso, se tudo correr bem, deve funcionar.
      Abraços.

      • #3 por Gustavo Henrique Juchem em 19 de julho de 2011 - 18:42

        Fala Idevar! Eu estava procurando algo sobre net send e achei seu blog. Valew!
        Sentava do seu lado nas aulas de de 6294.

        Gustavo Juchem

      • #4 por Idevar em 27 de julho de 2011 - 4:07

        Olá, Gustavo! Bacana! Lembro sim de você. Um abraço.

  2. #5 por hale em 27 de outubro de 2010 - 16:31

    ola, não consigo mandar msgs, aparece “usuario não existe ou esta desconectado”
    ativei a chave que vc falou mas naum adiantou, se mando para mim recebo, mas se tento mandar para outro ou mandar de outro para mim naum rola…
    utilizamos o wind 7 professional.

    desde já obrigado

    • #6 por Idevar em 30 de outubro de 2010 - 18:42

      Os 2 computadores estão na mesma rede? Tente enviar a mensagem alternando entre o login ou o IP. Das 2 formas não funciona? Aquela chave precisa ser ativada em ambos computadores.

  3. #7 por vanessa em 3 de novembro de 2010 - 20:31

    Executei todos os passos, mas quando vou mandar a mensagem aparece “Erro 5 ao obter nomes de sessão”. só consigo mandar pro meu próprio computador… utilizo o windows vista business

    obrigada

    • #8 por Idevar em 20 de novembro de 2010 - 4:31

      Olá, Vanessa. É provável que algo esteja bloqueando o uso de MSG na rede. Experimente também, apenas como teste, desabilitar o firewall. Abs.

  4. #9 por cristiano em 5 de novembro de 2010 - 14:15

    tava fazendo uns testes e cheguei a conclusão que o MSG tem um problema sério, só funciona se a máquina que esta enviando a mensagem e a máquina que recebe, estiverem logados com um usuário igual.
    exemplo:

    MSG /SERVER:maquina usuariox

    só vai funcionar se eu estiver logado como “usuariox” e se na maquina que irá receber a mensagem o usuario logado no momento for “usuariox”. Com o antigo NET SEND, não existia essa limitação

    • #10 por Idevar em 20 de novembro de 2010 - 4:29

      Olá, Cristiano! Você chegou a verificar se não existe alguma política de segurança bloqueando o uso do MSG na rede? Se houver outra rede para testar, faça o mesmo teste. Na verdade não existe essa limitação. Realmente algo está dando errado. Abs.

  5. #11 por Ricardo em 23 de novembro de 2010 - 3:15

    Gostaria de saber se existe como usar esse “MSG” de um usuário que está no Windows 7 para um usuário que está no Windows XP.

    Eu tentei fazer isso aqui em casa, mandei de meu PC (Windows 7) para o PC do meu irmão (Windows XP), mas ele disse que não recebeu nenhuma mensagem. Pedi para ele fazer a mesam coisa, porém também não recebi nada quando ele tentou mandar o pc dele para o meu.

    Obrigado!

    • #12 por Idevar em 16 de dezembro de 2010 - 3:31

      Ricardo, infelizmente, até onde sei, não existe esta integração. Ainda estou procurando qualquer possibilidade de troca entre essas versões. Agradeço pela mensagem. Abraços.

  6. #13 por Rafael em 30 de novembro de 2010 - 14:27

    Ola, obrigado pelo esclarecimento sobre o Net Send, muito útil.

    Mas, se enviar de Windows 7 para Windows 7, o comando MSG funciona corretamente, mas se tentar usar o comando MSG para enviar alguma mensagem para o Windows XP, retornar a mensagem que alguns colegas comentaram acima. “usuario não existe ou esta desconectado”
    Informo que estou testando dentro de uma rede coorporativa que eu administro.
    Como poderia resolver essa situação?
    Abraços

    • #14 por Idevar em 16 de dezembro de 2010 - 3:30

      Olá, Rafael. Infelizmente, até onde sei, não existe esta integração entre Windows XP e Windows 7. Ainda estou procurando qualquer possibilidade de troca entre essas versões. Agradeço pelo comentário. Abraços.

      • #15 por jhonata em 16 de setembro de 2013 - 18:49

        bom vc pode usar o programa que foi indicado ele e otimo e interage bem com o XP e o win7> valeu pela dica mano

  7. #16 por Carlos em 9 de dezembro de 2010 - 1:44

    Já li todas as soluções que vc sugere acima e nao funcionou comigo, eu consigo mandar do meu pc para o meu pc, mas para outro na rede nao foi, oq vc me sugere? Já tentei com o ip tb, estou fazendo o seguinte: msg pc usuario mensagem e nao vai, já tentei outras formas e tb nao foi…

    • #17 por Idevar em 16 de dezembro de 2010 - 3:28

      Carlos, realizei vários testes, até detectar alguns dos problemas mencionados. Por favor, verifique o final do post, onde falo sobre o usuário administrador na máquina de destino e a chave “AllowRemoteRPC”. Tente novamente e me fale se funcionou. Abraços.

  8. #18 por Ricardo em 10 de dezembro de 2010 - 13:57

    Bom dia! Após alterar a chave no registro como informado pelo Idevar, o comando abaixo funciona perfeitamente:

    msg /SERVER:NomeDoPC * "hoje eh sexta!!!"

    Obs.: * = vai para qualquer usuário logado na maquina.

  9. #19 por Felipe em 14 de dezembro de 2010 - 12:41

    O Windows XP recebe essas mensagens do 7 com o “MSG”?

    O 7 recebe a mensagem do “NET SEND” vindo do XP?

    Como é essa integração?

    • #20 por Idevar em 16 de dezembro de 2010 - 3:27

      Felipe, infelizmente, até onde sei, não existe esta integração. Ainda estou procurando qualquer possibilidade de troca entre essas versões. Abraços.

  10. #21 por Daniela em 20 de dezembro de 2010 - 19:45

    Prezado,
    Gostaria de saber se é possível ao administrador da rede de alguma forma e através de algum programa rastrear os net sends enviados, inclusive históricos anteriores…
    Agradeceria o breve retorno.
    Grata,
    Daniela

  11. #23 por Alysson Kelvem em 23 de dezembro de 2010 - 21:09

    O meu computador não manda mensagens para o notebook que usa a internet sem fio porém na rede

    O que eu faço?

    • #24 por Idevar em 10 de janeiro de 2011 - 15:23

      Alysson, pelo que entendi, você consegue enviar quando está na rede com fios, mas rede sem fio não, é isso? Não tenho certeza do que possa ser. Veja se tem algo relacionado ao firewall. Abs

  12. #25 por Renato em 27 de dezembro de 2010 - 12:53

    Caros, gostaria de mandar a mensagem para todos, como estou tendo dificuldade, queria criar uma solucao simples, criar um @nome_do_arquivo colcoar todas os nomes das maquinas dentro desse arquivo, e depois enviar uma mensagem utilizando esse arquivo.

    Alguem pode me ajudar nisso?

    • #26 por Idevar em 10 de janeiro de 2011 - 15:37

      Renato, a não ser que existe algum programa que faça isso, a minha sugestão é que você crie um, em VB6 mesmo, VB.NET ou C#, fazendo a leitura de um arquivo TXT ou planilha Excel, e enviando em um loopping para as máquinas, chamando o comando MSG dentro do looping. Abs.

  13. #27 por [SuB]LinXet em 4 de janeiro de 2011 - 17:50

    Ainda funciona o * .. ? ex: msg * OI!!! ???
    Funciona no msg? mandar para todos os pcs???

    • #28 por Idevar em 10 de janeiro de 2011 - 15:22

      Olá… em teoria sim, mas não cheguei a realizar o teste. Pode tentar que acredito que deva funcionar. Abs.

  14. #29 por Kaio em 14 de janeiro de 2011 - 15:39

    Idevar estou com uma duvida, eu tenho um usuario na rede que o nome dele e composto como eu faço pra mandar mensagem pra ele ???
    eu digito
    msg /server:servidor nome_usuario mensagem ou
    msg /server:servidor nome usuario mensagem ou
    msg /server:servidor nomeusuario mensagem

    e todos falam que nn existe ou esta desconectado
    nn existe nbenhum comando tipo o netsend * manda pra todos usuarios nn ???

    • #30 por Kaio em 20 de janeiro de 2011 - 15:11

      Ja consegui a resposta no site do yahoo é só usar “” exemplo:
      msg /server:escritorio “nome usuario” mensagem

      Valeu

  15. #31 por André em 28 de janeiro de 2011 - 20:07

    Não consigo achar a sintaxe correta para utilizá-lo em minha rede, apesar de ter utilizado bastante em outro emprego passado. As estações aqui são xp!

    Um abraço!!!

    • #32 por Idevar em 2 de fevereiro de 2011 - 11:06

      André, no Windows XP não há como usar o MSG. Você precisa usar o NET SEND. A sintaxe mais simples dele é NET SEND . Exemplo: NET SEND andre olá, como vai? . Tente utilizar dessa forma. Abraços.

  16. #33 por Allan em 31 de janeiro de 2011 - 0:35

    Oi Idevar, tudo bem?
    Cara, eu tenho 4 PCs em rede. Do meu (192.168.1.35) consigo enviar para qualquer um, porém nenhum deles consegue me enviar. Já mudei o Regedit de todos para 1, inclusive do meu, desabilitei o firewall do windows, e nada de receber.
    Uso a mesma linha de comando que envio do meu:
    Enviando: msg /server:192.168.1.33 Fulano Tudo bem?
    Recebendo: msg /server:192.168.1.35 Eu Sim, e vc?
    Quando alguém me manda a linha “recebendo”, aparece o erro 1825.
    Poderia me ajudar?
    Abraço.

    • #34 por Idevar em 4 de fevereiro de 2011 - 2:15

      Olá, Allan. Tudo bem e vc? Agradeço pela mensagem. Infelizmente não sei exatamente como resolver este problema. Notei que você não é o único. Veja aqui, por exemplo: http://www.tomshardware.com/forum/6986-63-command-error-1825-session-names. Caso eu consiga alguma resposta, lhe aviso, mas provavelmente é alguma configuração específica da rede. Abs.

      • #35 por Allan em 12 de fevereiro de 2011 - 2:20

        Valeu!!

  17. #36 por gustavo em 2 de fevereiro de 2011 - 2:37

    Um dúvida meu amigo.
    Como faço para mandar para vários ips determinados, não quero usar o asterisco, se eu colocar vários ips no mesmo comando funciona? ou aceita só um de cada vez?

    • #37 por Idevar em 2 de fevereiro de 2011 - 11:08

      Olá, Gustavo. É possível sim. Você deve utilizar @nomedoarquivo. Exemplo: msg @c:\teste.txt mensagem (contendo a lista linha a linha). OK? Um abraço.

  18. #38 por Alice em 10 de fevereiro de 2011 - 14:48

    Olá, uso internet sem fio em rede para 4 computadores, 2 estão com o WS7
    porém quando tento enviar msg através do comando “msg /server:nome_pc mensagem aparece o seguinte erro:
    Erro 1722 ao obter nomes de sessão (O servidor RTC não está disponível).
    Porém eu consigo solicitar impressão de arquivo na impressora que está conectada ao outro pc com o WS7.
    O que pode estar errado??

    Vlw.

    • #39 por Idevar em 17 de fevereiro de 2011 - 3:16

      Alice, infelizmente é difícil saber, pois este erro é genérico. O máximo que posso recomendar é verificar configurações de firewall e portas bloqueadas. Caso você consiga algum resultado, por favor, poste aqui como solução. Abraços!

    • #40 por Renan em 11 de maio de 2011 - 23:01

      Olá, consegui resolver o problema do seu computador de mandar mensagem para outros computadores na mesma rede?
      estou com o mesmo problema..
      Pra lembrar, aqui está a sua mensagem:
      Olá, uso internet sem fio em rede para 4 computadores, 2 estão com o WS7
      porém quando tento enviar msg através do comando “msg /server:nome_pc mensagem aparece o seguinte erro:
      Erro 1722 ao obter nomes de sessão (O servidor RTC não está disponível).
      Porém eu consigo solicitar impressão de arquivo na impressora que está conectada ao outro pc com o WS7.
      O que pode estar errado??

      Vlw.
      Se tiver arrumado ou não, me responda por e-mail
      renanmiranda@msn.com
      obrigado!

  19. #41 por ghabriel em 11 de fevereiro de 2011 - 21:07

    ola idevar no meu windows 7 num da pra enviar menssagens do prompt comando eu escro “SMG/server:maquina123 Lidia-PC ola” e num da certo mas “Lidia-PC” é o nome do usuario mas mesmo assim num da certo por isso preciso da sua ajuda

    • #42 por Idevar em 13 de fevereiro de 2011 - 3:26

      Olá. É difícil dizer o que pode estar acontecendo. Você chegou a verificar a questão de firewall ou outros bloqueios na rede? Tem certeza que “Lidia-PC” é o nome do usuário, e não o nome do computador?

  20. #43 por ghabriel em 15 de fevereiro de 2011 - 18:45

    Ola idevar novamente o q vc disse estava certo eu consigo enviar menssagen pro meu pc mas pra outro pc não consigo me explica onde eu coloco as informaço~es dou outro pc tipo o servido o usuario essas coisas mas o meu windows 7 ta

  21. #44 por Alice em 25 de fevereiro de 2011 - 14:57

    Olá, eu ainda não consegui solucionar o meu problema. Você disse para eu verificar as configurações de firewall e portas bloqueadas… Nem sei como faço isso. Mas pesquisando no Google encontrei um post de um cara que disse ter conseguido enviar mensagem para todas as estações XP, VIsta e 7. Ele criou um arquivo .vbs

    set oShell = createobject(“wscript.shell”)

    oshell.run “MSG /server:NOME_PC NOME_USER MENSAGEM

    Criando no server uma tarefa agendada.

    Bom, eu não testei ainda e nem sei se vai ser útil para alguém… Mas ele disse ter conseguido, se alguém quiser tentar… Boa Sorte!!!

    Depois alguém tenta me ajudar ai vai?! Quero enviar Msg de Ws7 para Ws7 não parece ser tão dificil.

    Vlw.

  22. #45 por Gean Carlos em 28 de fevereiro de 2011 - 15:22

    Olá, já configurei a chave do registro para o valor “1” e verifiquei as contas de usuário que estão em modo admin,, o windows nos terminais é o windows 7… mas ainda nao consegui enviar uma mensagem simples com o comando “msg” sempre retorna o erro “usuario nao existe ou esta desconectado”

    no aguardo…
    obrigado
    Gean / SC

    • #46 por Idevar em 8 de março de 2011 - 4:22

      Gean, você tentou colocando o nome da máquina como no exemplo? Abs.;

  23. #47 por GILMAR SEV em 13 de março de 2011 - 23:42

    Boa noite Idevar, td bem contigo?
    Sou leigo em informática mas, aos poucos, com a ajuda de pessoas sempre dispostas a ajudar, como vc, vou aprendendo a me virar.
    Minha rede é de apenas 2 computadores, sendo 1 W7 Home & Student e 1 Vista Ultimate. O Vista reconhece o comando MSG mas, o W7 informa que MSG não é reconhecido como um comando…
    Me ajude´, por fv; Onde estou errando?
    Muito Obrigado!

    • #48 por Idevar em 14 de março de 2011 - 2:00

      Olá, Gilmar. Tudo bem comigo. Certamente é o fato de seu Windows 7 ser da versão Home. Os recursos de rede só estão disponíveis a partir da versão Professional. Sendo assim, não há o comando MSG nesta versão. Abs.

  24. #49 por fabio em 31 de março de 2011 - 19:04

    Melhor que mexer no registro e usar o comando sc config para habilitar o servico

  25. #50 por ezequiasti em 31 de março de 2011 - 20:34

    Cara, valeu a dica.

    Abs.

    Ezequias

  26. #51 por wellington pacheco em 28 de maio de 2011 - 19:16

    Meu querido, muito bom o seu site parabens, e parabens ai por estas ajudas a todos nós.
    Minha duvida é a seguinte. tenho 10 laboratorio de informatica, cada um com 26 desktops, todos trabalhando em dominio. Utilizavamos o windows xp e quando estava perto de fechar, eu tinha feito um script com o shutdown, para que desligasse os computadores em 10 min.
    Ok, quando mudou para windows 07 ja tentei de tudo e nao consigo, tem ideia o que seja.
    Um exemplo abaixo do script q eu enviava com estaçoes xp.

    shutdown -s -t 600 -c “O expediente dos laboratorios acabara em 10min. Favor salvar seus trabalhos, pois os computadores serao desligados.” -m \\lab01aluno01

    • #52 por Idevar em 24 de junho de 2011 - 4:16

      Olá, Wellington. Agradeço pelo comentário!
      É possível sim, com o mesmo comando. Estranho não ter funcionado. Você tentou em modo administrador? Tente colocando o CMD. Seguem exemplos:
      normal:
      cmd /c shutdown -s
      com tempo:
      cmd /c shutdown -s -t 50

    • #53 por Idevar em 24 de junho de 2011 - 4:31

      Wellington, apenas complementando, tente também implementar pelo agendador de tarefas do Windows:
      http://todoespacoonline.com/post.php?id=272
      Abraços.

  27. #54 por Dreyk em 12 de junho de 2011 - 19:11

    Olá Idevar, belos post.

    já que o Net Send não interage com o MSG do win7, existe outro método?

    como incluir o Net Send no win7 ou algum programinha.

    • #55 por Idevar em 13 de junho de 2011 - 4:29

      Dreyk, infelizmente desconheço outro método. Caso localize algum, mando neste post. Abraços.

  28. #56 por Luciano em 13 de junho de 2011 - 19:06

    Boa Idevar, tudo bem?
    fiz os procedimentos citados e no meu caso ocorre assim:
    se eu fizer um teste mandando a msg para “MSG /server:computador usuario teste” ( computador = meu proprio computador, usuario = meu proprio usuario do computador, teste = msg .. FUNCIONOU. ) porem se esse computador é alguem da rede a msg nao vai acusando erro: Erro 5 ao obter nomes de sessão
    mudei em ambos os computador ( emissor e receptor ) a opção do “AllowRemoteRPC” para “1″ porem o erro persiste, sabe o que poderia ser?

  29. #57 por soares em 4 de julho de 2011 - 4:07

    oi meu caro… qd digito o msg o seven simplesmente diz que o comando nao existe… ja fiz as modificacoes que vc falou… tenho que habilitar o msg em algum lugar para o comando ser reconhecido??

  30. #58 por Gleidson de Paula em 12 de julho de 2011 - 18:34

    Ola Idevar primeiramente gostaria de agradecer a sua imensa paciencia em dividir seu conhecimento com todos nos.

    Bom quando digito o comando msg /server:192.168.0.102 Fulano Tudo bem?
    esta dando um erro [5] acesso negado

    pode me informar que erro é esse??

    • #59 por Idevar em 18 de julho de 2011 - 3:39

      Olá, Gleidson. Grato pelo comentário. Você tentou executar o Prompt de Comando como Administrador?

  31. #60 por Mauricio em 18 de julho de 2011 - 21:22

    não adianta…não consigo enviar as mensagens pela rede com MSG pois sempre aparece o erro 1722 ao obter nomes de sessão…alguém sabe como resolver este erro !

    att
    Mauricio

    • #61 por Idevar em 27 de julho de 2011 - 4:08

      Tente utilizar a ferramenta sugerida pelo Tiago no último comentário. Abs.

  32. #62 por Tiago em 22 de julho de 2011 - 20:54

    Penso ter encontrado uma ferramenta que vos ajudará a todos na tarefa de enviar mensagens de sistemas Vista/7/2008 para XP, tendo activo o serviço de Mensageiro no XP.

    Chama-se Sent, é completamente Freeware e faz o trabalho que é uma maravilha ;)
    Deixo aqui o link para vcs.

    http://www.winsentmessenger.com/sent/

    Abraço de Portugal!

  33. #63 por Kadu em 31 de julho de 2011 - 12:15

    Possuo o Windows 7 Home Premium Service Pack 1.
    O comando MSG não é reconhecido dentro do CMD prompt.
    Há alguma configuração a mais que devo fazer ou é falta de atualização do service pack?
    Grato

    • #64 por Idevar em 8 de agosto de 2011 - 4:02

      Infelizmente só a partir da versão Professional. Sugiro tentar a ferramenta passada no comentário da Ariene (Pstools). Abs

  34. #65 por Ariene em 2 de agosto de 2011 - 19:49

    Olá Pessoal.
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo artigo muito bem feito e esclarecedor.
    Além dessa ferramenta que o Tiago citou, eu e alguams colegas do trabalho fizemos alguns teste e conseguimos trocar mensagens pela ferramenta Pstools (tanto de Win 7 p/ WinXP como de WinXP p/ WIN 7).

    A ferramenta esta disponivel para download no site da microsoft

    O comando para enviar essa mensagem é: psexec \\NOME DA MAQUINA * MENSAGEM

    Se caso apareça alguma mensagem de ‘Acesso Negado’ ou ‘Couldn’t Access’ , existe o link a seguir com isntruções para contornar esse problema: http://guilhermeleite.com.br/2011/04/24/pstools-resolvendo-couldnt-access-access-denied-no-windows-xp/

    Espero ter ajudado

    Att,
    Ariene

  35. #67 por Pedro Lima em 13 de agosto de 2011 - 1:25

    Tem uma opção via script que implementei e coloquei no meu blog, endereço abaixo:

    http://pedrofln.blogspot.com/2011/08/net-messenger-script-for-windows-72008.html

  36. #68 por Pedro Lima em 16 de agosto de 2011 - 17:51

    Você pode usar o meu script de mensageiro de rede para Windows 7/2008. É simples e funciona. Veja no repositório da technet e no meu blog a explicação detalhada de como usá-lo:

    http://pedrofln.blogspot.com/2011/08/net-messenger-script-for-windows-72008.html

    http://gallery.technet.microsoft.com/scriptcenter/A-net-messenger-script-for-810f8331

  37. #69 por franciscarlos ramalho em 25 de agosto de 2011 - 6:19

    muito bom hein legal !!!

  38. #70 por PRISCILA em 1 de setembro de 2011 - 19:26

    COMO EU MANDO? SOU ADM DO SERVIDOR E QUERO MANDAR A MSG PARA TODOS OS USUÁRIOS

  39. #71 por emerson em 4 de setembro de 2011 - 21:59

    C:\Users\Administrador>msg/server jackewill-pc * hoje

  40. #72 por Jones em 26 de setembro de 2011 - 18:40

    boa tarde,

    ao digitar ‘msg’ recebo a seguinte mensagem
    ” ‘MSG’ não reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo de lotes”

    o que devo fazer?

    • #73 por Idevar em 9 de outubro de 2011 - 4:50

      O seu Windows provavelmente é uma versão que não tem suporte ao MSG (exemplo: Home Premium).

  41. #74 por Danilson em 3 de outubro de 2011 - 8:23

    ola idevar..
    será q esse software “winsent messenger” funciona no win xp. ???

    • #75 por Idevar em 9 de outubro de 2011 - 4:46

      Olá, Danilson. Sim, é compatível.

  42. #76 por Everton Goncalvels Costa em 18 de outubro de 2011 - 11:56

    Olá, como foi explanado no tuto, a mensagem de erro retornada foi a primeira citada.
    E ao tentar alterar po valor AllowRemoteRPC de “0” para “1” a seguinte mensagem retorna..

    Não é possível editar AllowRemoteRPC: erro ao gravar o novo conteúdo do valor.
    Provavelmente seja uma restrição no servidor da escola. Teria alguma alternativa para isso?

    • #77 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:53

      Everton, deveria funcionar. Você viu se existe algo barrando a mensagem na rede, como firewall? Abs

  43. #78 por Everton Cordeiro em 22 de outubro de 2011 - 11:28

    Ola Idevar… estive lendo sobre o MSG do windows 7 q vc comenta nos seus topicos so que aki na minha maquina com o windows 7 (home premium) eu ainda tenho o comando net send e nao sei como ativar o MSG poderia me dar uma ajuda
    Att
    Everton

    • #79 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:50

      Olá, Everton. Home Premium não tem suporte, visto que não é voltado a rede. Abs

  44. #80 por flavio em 11 de novembro de 2011 - 2:59

    ola boa noite eu gostaria de saber qual e a chave do winsent para poder modificar no regedit.

    • #81 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:46

      Olá. Desculpe, não entendi. o WindSent não precisa ser alterado no registro. Abs

  45. #82 por em 1 de dezembro de 2011 - 17:10

    Aqui usamos o Messenger.Net . É um programinha nacional e gratuito, que envia mensagens pela rede. http://www.superdownloads.com.br/download/53/terrasoft-messenger-net/

  46. #83 por Rafa em 4 de janeiro de 2012 - 18:35

    ola Idevar.
    Uso windows 7 starter e nao consta o comando MSG pra mim.
    Tem algo a ver com a versao do windows ou eu q to fazendo coisa errada?

  47. #84 por Rafa em 4 de janeiro de 2012 - 18:36

    Ignore meu post /\.
    ja ta respondida a pergunta um pouco mais pra cima.
    obrigado

  48. #85 por Victor em 16 de janeiro de 2012 - 20:55

    no meu pc da q o comando ‘msg’ ñ é valido!! Me ajuda ai.

    • #86 por Idevar em 17 de janeiro de 2012 - 0:22

      Victor, só funciona nas versões Professional e superiores, ok? Abs

  49. #87 por Wellington em 29 de janeiro de 2012 - 21:21

    Ola Idevar, parabens pelo poster, gostaria de uma ajuda sua, tenho uma rede domestica com 2 computadores, ao ligar os cabos direto maquina com maquina consigo normal enviar uma mensagem pelo prompt de comando, só q normalmente uso roteador e quando quero enviar para o meu notebook nao consigo, poderia me ajudar? Abç Wellington

  50. #88 por Wellington em 29 de janeiro de 2012 - 21:23

    Obs, complementendo a pergunta uso win7 nas duas maquinas mas o noteb usamos o winxp. obs, todas as maquinas com firewall desativado.

    • #89 por Idevar em 19 de fevereiro de 2012 - 2:47

      Wellington, infelizmente a troca de mensagens com este comando só é possível de Windows 7 para Windows 7 (MSG), ou de XP para XP (NET SEND). De Windows 7 para XP, sugiro verificar os programas que o pessoal mandou nos comentários. Abs.

  51. #90 por Marcus Mjm em 9 de fevereiro de 2012 - 20:31

    Existe o Lancet Chat totalmente free e funciona perfeitamente

    • #91 por Idevar em 19 de fevereiro de 2012 - 3:00

      Obrigado pela dica, Marcus. Adicionei uma atualização no post, com os seus créditos. Abs.

  52. #92 por André em 30 de março de 2012 - 9:14

    olá, quando escrevo “msg” ou “MSG” (sem aspas) no prompt, o comando não é reconhecido. Eu uso Windows Vista Home Premium. O que será? Abraços.

    • #93 por André em 30 de março de 2012 - 9:15

      deixe, já descobri que não está disponivel na minha versão

      • #94 por Idevar em 5 de abril de 2012 - 1:17

        ok! abs

  53. #95 por carlos cesar em 1 de maio de 2012 - 23:47

    Tentei fazer tudo isso no Windows 7 e não consegui…a mensagem que dá quando coloco o comoando MSG é…’MSG’ não é reconhecido como um comando interno ou externo um arquivo em lotes

  54. #96 por Gustavo em 9 de maio de 2012 - 22:49

    tem 2 computadores usando minha rede,como tiro eles da minha rede ? sem mudar a senha.

    tentei enviar uma mensagem para eles se retirarem da rede mas da erro ! me ajuda pf

    • #97 por Idevar em 10 de maio de 2012 - 0:20

      Não entendi direito, desculpe. Você pode retirar de uma rede com domínio usando senha mesmo, ou rede ponto a ponto. O que acontece?

      • #98 por Gustavo em 10 de maio de 2012 - 16:23

        Tem 2 vizinhos meus que descobriram a senha da minha internet,agora ta um pouco lenta,eu tentei mandar MSG para o computador deles mas aparece que o cmd MSG não é um comando interno.

        eu gostaria de saber como tiro eles da minha rede sem trocar a senha ou resetar o roteador.

  55. #99 por Yve em 13 de maio de 2012 - 22:29

    oi! O programa lancetchat funcionou muito bem na minha rede… não precisei fazer nenhuma configuração adicional, todos os usuários da rede que tem o programa instalado “se logam” automaticamente no chat. É muito bom para trocar mensagens curtas e links.

  56. #100 por Rafael em 12 de junho de 2012 - 5:37

    Ola Idevar.
    Fiz tudo certo mais na hora de enviar a msg ele diz não existe ou está desconectado.
    Como posso resolver esse problema?
    Abraço

    • #101 por Idevar em 18 de agosto de 2012 - 1:40

      Oi Rafael.. tem a mensagem mais específica? Tente ver as últimas linhas do post, onde eu escrevi algumas opções. Abs.

  57. #102 por Janio em 18 de dezembro de 2012 - 18:28

    deu o seguinte “erro 1825 ao obter nomes de sessão”

  58. #103 por Lucas Mattos em 15 de janeiro de 2013 - 12:04

    Ola Idevar, seu que aqui não é o lugar mas como faço para me tornar um MVP – Microsoft?
    Se puder passar informações, me encaminhe por e-mail, é necessário certificação?
    Att.

    Lucas Mattos

    • #104 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:33

      Lucas, sugiro que você dê uma lida em mvp.microsoft.com/pt-br/becoming-an-mvp.aspx. Este site é da Microsoft e explica os detalhes. Grande abraço!

  59. #105 por Milene em 30 de abril de 2013 - 16:40

    Olá, estou com dificuldades, pois não entendo como faço para enviar mensagem para outro computador usando o msg,…
    Fiz um teste, mandando uma mensagem para a minha própria máquina e deu certo, no entanto, quando fui mandar para outra, aparece a mensagem abaixo…
    O que posso fazer para solucionar esse problema?

    Microsoft Windows XP [versão 5.1.2600]
    (C) Copyright 1985-2001 Microsoft Corp.

    C:\Documents and Settings\user>msg/server:SECRETARIA1 USER ” testando”
    Erro ao abrir o Terminal Server SECRETARIA1
    Erro [1722]:O servidor RPC não está disponível.

    Att.,
    Milene

  60. #106 por Anderson em 11 de junho de 2013 - 0:50

    Obrigado! Ajudou realmente no que eu precisava, Mas tenho uma outra dúvida, como faço para executar um .bat em uma outra estação através do servidor ?

  61. #107 por thiago em 19 de junho de 2013 - 20:16

    uso o windows 8… sabe como faz

    • #108 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:26

      Thiago, o Windows 8 segue a mesma linha a respeito da mensagem. Pode utilizar os mesmos comandos. Abraço.

  62. #109 por Wesley Claudino em 14 de julho de 2013 - 0:22

    o meu é windows 8 , e deu o erro 5 ao obter nomes … mais não entendi a sua explicação , você poderia explicar um pouco mais detalhado sobre o que devo fazer ? ,. muito obrigado a atenção . vlw .

    • #110 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:23

      Olá, Wesley. Veja se não existe algum bloqueio de mensagens colocado pelo próprio administrador de redes. Como faz tempo que postou a mensagem aqui, se possível, avise se conseguiu. Grande abraço.

  63. #111 por Thiago em 2 de novembro de 2013 - 22:52

    Olá cara,
    Estou aqui quebrando a cabeça com isso, porem não deu certo em rede, faço os testes e eles rodam cada um em sua própria maquina mas de uma maquina para outra não. Não sei se esqueci alguma configuração ou se estou errando em alguma bobagem no meio do código/comando.

    segue o que estou fazendo:

    2 maquinas
    1º win8 chamada thiagolumefite usuario: “thiago luan”
    2º win7 chamada thiagoluan-pc usuario: thiagoluan

    na primeira maquina:
    msg /server:thiagolumefite “thiago luan” teste (ok)
    msg /server:thiagoluan-pc “thiagoluan” teste (thiago luan não existe ou está desconectado)

    na segunda maquina repito o procedimento:
    msg /server:thiagolumefite “thiago luan” teste (thiagoluan não existe ou está desconectado)
    msg /server:thiagoluan-pc “thiagoluan” teste (ok)

    Já realizei o procedimento:

    alterar a chave de registro “AllowRemoteRPC” para “1″ (hexadecimal) em cada máquina local, no seguinte
    caminho do REGEDIT: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal
    Server

  64. #112 por harakirilx em 11 de novembro de 2013 - 12:33

    Cara, muito bom, tive que liberar o registro das máquinas mas beleza!
    Obrigado! Abraço!

  65. #113 por Ledir em 11 de dezembro de 2013 - 10:20

    Ótima dica do software WinSent Messenger, a versão de leitura é free e funcionou perfeitamente para receber mensagem via smbclient a partir do Linux para estações com windows 7 e windows 8.

    • #114 por Idevar em 30 de julho de 2014 - 4:04

      Grato pela visita e comentário. Abs.

  66. #115 por Lucas Samuel em 14 de janeiro de 2014 - 18:29

    Eu não consigo executar o comando “msg” no meu CMD do Windows 8.1!
    Quando eu digito “msg” precioso enter para ver o “help” e aparece o seguinte:

    ‘msg’ não é reconhecido como um comando interno
    ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

    O que eu faço?

    • #116 por Idevar em 30 de julho de 2014 - 4:03

      Olá, Lucas. Provavelmente seu Windows 8.1 não é a versão Pro, correto? Este comando só funciona na versão Pro. Abs.

  1. Enviando mensagens para computadores na rede ou dominio « Mundo Tecnológico

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 586 outros seguidores

