Windows 7 cria uma partição de 100MB? Para que serve isso?

Venho hoje falar sobre um assunto que gera muita curiosidade e discussão entre os usuários, no momento da instalação do Windows 7. Ao instalar algumas versões do Windows 7, pela primeira vez, criando partições e formatando o micro pelo próprio instalador, aparece uma mensagem dizendo que o Windows criará automaticamente uma partição de dados para o funcionamento correto de alguns recursos. Não há como fugir. No início da instalação, você se depara com uma partição de sistema, criada com 100MB. Mas o que é isso? Por que em algumas versões isso não acontece?

Você já ouviu falar de um recurso do Windows chamado BitLocker? Se quiser maiores detalhes, assista a minha palestra correspondente em http://www.youtube.com/watch?v=JLNLllRZ2gg, onde falo sobre o BitLocker e o BitLocker To Go. Resumidamente, se trata de um recurso de criptografia do Windows, usado principalmente por quem possui notebooks e precisa que seus dados estejam sempre seguros, mesmo que seu equipamente seja roubado.

Pois bem… e a partição de 100MB, o que tem a ver com esse assunto? Acontece que essa partição é criada nas versões Windows 7 Ultimate e Windows 7 Enterprise, as únicas que carregam o recurso do BitLocker. Também é criada na versão Windows 7 Professional que, apesar de não carregar o recurso para uso efetivo, ou seja, de criptografar, pode ler uma partição criptografada pelo BitLocker. Por isso a confusão, onde alguns instalam outras versões do Windows e dizem que esta partição não é criada. Esta partição também possui o Windows Recovery Environment (WinRE), para facilitar tarefas de manutenção.

Reforçando, essa partição de 100MB é criada automaticamente apenas pelo Windows 7 Ultimate / Enterprise e possui 2 funções:

  • Guardar informações do boot do sistema;
  • Permitir o seu uso como um espaço para os dados necessários à criptografia do BitLocker.

Como esta partição é criada logo na instalação, não será necessário reparticionar o disco manualmente após a instalação para que se possa utilizar o BitLocker. O recurso já fica preparado para o uso.

Fique tranquilo: essa partição é criada como tipo “sistema”. Sendo assim, é transparente ao usuário final.

Existem formas de se remover essa partição, mas não recomendo, pois retira parte da função do sistema operacional, ficando sujeito a problemas sem suporte. Nos comentários abaixo, alguns usuários me perguntaram e respondi com links de post a respeito.

Um abraço a todos e uma ótima semana! Logo estarei aqui de novo.
Idevar Júnior.

About these ads
  1. #1 por Lino em 3 de janeiro de 2011 - 2:36

    Idevar, legal a tua explicacao porque sempre tive curiosidade sobre esses 100mb. Entretanto, tenho o win7 starter instalado e a particao 1 tem 500mb reservada e 455mb livre. A microsoft alterou o tamanho da particao system?
    Desejo instalar o win7 professional a partir de um pen drive. Como devo proceder acerca dessas particoes e como devo preparar os arquivos de instalacao no pendrive (nao tenho cd/dvd)?
    Desejo ter uma particao com o win7 e outra para os arquivos pessoais. Como altero as particoes ja existentes e deixo apenas essas 2?
    Obrigado.

    • #2 por Idevar em 10 de janeiro de 2011 - 15:29

      Olá, Lino. Agradeço pela leitura do post. Veja se você enxerga a partição a que se refere, de 5MB. Ela consta como sendo de sistema? Normalmente, em versões diferentes da Ultimate e Enterprise, o Windows fica com a partição full… Para instalar o Windows 7 via pen-drive, leia estes posts: http://idevar.wordpress.com/2009/11/12/como-instalar-o-windows-7-vista-em-um-netbook-via-pen-drive/ e http://idevar.wordpress.com/2010/11/18/como-instalar-o-windows-7-vista-em-um-netbook-via-pen-drive-metodo-2/. Para alterar as partições já existentes, entre em Iniciar, botão direito sobre “Computador”, Gerenciar. Clique em “Gerenciamento de Disco”. Escolha o disco e, abaixo, utilize as opções “Diminuir volume” e “Estender volume”. Note que existem restrições dependendo do volume selecionado. Espero ter ajudado. Abs.

    • #3 por Douglas em 21 de março de 2011 - 5:01

      Instalei o win 7 ultimate no meu hd SSD da corsair e a partição está aparecendo para uso.
      Saberia me explicar porque?

      • #4 por Idevar em 23 de abril de 2011 - 16:55

        Olá, Douglas. Pode ser que ela já estivesse visível antes. Para ocultá-la, basta fazer o seguinte: digite “diskmgmt.msc” no campo de buscas do menu iniciar e pressione a tecla . Será aberto o gerenciador de discos do Windows. Clique com o botão direito do mouse sobre a partição de 100MB e selecione “Alterar letra de unidade ou caminho”. Remova a letra do disco ou partição escolhido clicando em “Remover”. Aparecerá uma mensagem para que você confirme. Para voltar a visualizar a unidade, faça novamente os passos, mas ao invés de remover a letra, adicione uma. Abraços.

    • #5 por vic2 em 28 de dezembro de 2011 - 22:25

      Amigo, coloque seu windows sven pelo windows anytime upgrade advisor, q ja vem no proprio windows, vc nao precisa formatar, nao perde nada, nada mesmo, tudo que e seu fica no lugar, ate os icones do desktop

  2. #6 por Talis em 19 de janeiro de 2011 - 6:05

    Devo formatar essa partição?

    • #7 por Idevar em 20 de janeiro de 2011 - 22:51

      Talis, não é recomendado que você faça isso. Essa partição é parte do sistema operacional. Formatando ela, você perderá a funcionalidade do Bitlocker. Mesmo que você imagine que não utilizará o recurso, eventualmente você pode ter alguma instabilidade caso algum programa tente acessar este recurso. Abraços, Idevar.

  3. #8 por Ian em 28 de janeiro de 2011 - 6:20

    Bem, Eu tenho dois HD’s no meu pc, o master (160gb) onde esta instalado o W7 (e consequentemente tem a particao de 100MB);
    E tenho tambem o HD slave (320GB) onde guardo muitos e muitos arquivos (como musicas, videos, games, softwares, e etc) para evitar que eu faca algo e perca-os ele estao separados no HD slave.
    Estou bem satisfeito com o W7, mas tambem gosto muito do Ubuntu,
    e quero instala-lo em Dual boot com o W7 (sem usar o meu HD slave pois nao quero correr o risco de perder nenhum dos meu arquivos)
    Entao gostaria de saber quel seria a melhor configuracao a fazer em relacao ao particionamento do HD master lembrando que ele ja tem duas particoes (a de 100MB e a de 149,0 GB onde esta instalado o W7) Para instalar o Ubuntu preciso criar mais duas novas particoes (uma para instalar o Ubuntu e a outra para area de troca do Ubuntu “swap” <<< acho que e assim que se escreve.
    Pois bem, gostaria de saber o tamanho recomendado para usar no Ubuntu e na area de troca,
    e tambem gostaria de saber em qual particao eu devo escolher para que o ubuntu instale o grub (para evitar problemas caso eu precise formatar a particao do Ubuntu eu nao perca o boot do W7 e tenha que formatar e instalar novamente, pois isso ja me incomoda muito pois aconteceu algumas vezes
    o que eu acho estranho porque as vezes fica o W7 normalmente , mas as vezes ele perde o arquivo do grub, acredito que isso deve-se a particao escolhida para instalar o grub
    Desde ja agradeco qualquer ajuda!

  4. #10 por Ivan em 9 de março de 2011 - 21:01

    Olá. Eu instalei em meu note o W7 Home Premium 64 Bit, e foi criada essa pasta como sendo Unidade G, com o nome de Reservada pelo Sistema, e com tamanho de 104 Mb. Ela não é oculta… aparece normalmente como uma unidade comum, mas seus arquivos estão todos ocultos. Tentei de tudo que é forma e não consegui ocultar essa pasta.
    Tem alguma sugestão?

    • #11 por Idevar em 10 de março de 2011 - 2:54

      Ivan, essa partição é criada somente na versão Ultimate. É provável que ela já existia quando você instalou a versão Home Premium. Se você não quiser ela, pode tentar apagar pelo Gerenciamento de Disco. Iniciar -> Botão direito em “Computador”, “Gerenciar”, “Gerenciamento de Disco”. Escolha a unidade e selecione “Excluir Volume”. Depois você pode tentar aumentar a outra partição, caso o Windows permita. Abs.

  5. #12 por Ariel em 17 de março de 2011 - 21:01

    Olá Idevar, como vai?

    Por favor, eu tenho uma dúvida com relação a isso. Já instalei o Windows 7 Ultimate muitas vezes. Uso HD de 160, que na verdade é 149. Formato e não é criada esta partição de 100mb, só quando excluo a partição e a recrio. Ao invés de aparecer 100mb > sistema e o resto (no meu caso seria 148,9) como primário, aparece o HD inteiro 149gb como sistema, assim como no Vista. Será que esta outra partição de 100mb que é criada depois? Lembrando que só vi esta partição ser criada quando exclui e recriei novas partições.

    Obrigado amigo.

    • #13 por Idevar em 19 de março de 2011 - 5:25

      Olá, Ariel. Tudo bem e você? A partição de 100MB só é criada se você estiver com um HD não particionado. O próprio programa de instalação faz esse trabalho (sem solicitação ou opção do usuário). Para evitar isso, realmente basta instalar o Windows 7 em um HD já particionado e formatado. A instalação não vai encontrar meios de criar a partição de 100MB e você ficará somente com uma unidade. Inclusive essa é uma maneira de evitar a criação da partição, par usuários que não querem que isso ocorra. Não sei se é exatamente esse o seu cenário, mas foi o que eu entendi. Certo? Abraços.

  6. #14 por Ariel em 22 de março de 2011 - 20:11

    Muito obrigado pelo retorno Idevar.

    Essa minha dúvida surgiu exatamente pelo fato desta partição de 100mb ser usada pelo BitLocker. Fico imaginado que se ela não for ciada na instalção pode dar algum problema, mas como não uso esta função desencanei. Uso o Windows 7 desde as versões Beta e nunca tive problemas.

    Aproveitando a oportunidade amigo, gostaria de tirar uma outra dúvida. Hoje uso o Windows 7 e usava o Windows Vista, ambos Ultimate e de fábrica. Sempre ao formatar a chave original do selo não funciona mais, mas consigo ativar por telefone. Por que será?

    Até mais!

    • #15 por Idevar em 26 de março de 2011 - 3:10

      Ariel, normalmente a ativação falha quando você troca alguma parte do hardware da máquina (e o sistema de ativação entende que você teoricamente estaria instalando o Windows em mais um computador com o mesmo serial), e então, somente é possível a ativação por telefone. Se não foi esse o problema, então é melhor verificar com o suporte. Um abraço. Até mais.

    • #16 por Luis Antonio Fessel em 16 de junho de 2013 - 5:04

      Antes de mais nada, boa noite.
      Quando você formata um HD, você muda o Serial Number do mesmo. Cada chave de ativação é gerada para um HD específico, calculada através serial do HD e do serial do Windows. Se você formata o HD, muda o serial do HD e não vale mais a chave de ativação anterior. só pedindo outra mesmo!

  7. #17 por Nuno em 31 de março de 2011 - 0:08

    Olá,
    Hoje instalei o Win 7 num disco rígido que comprei novo e apareceu-me essa partição de sistema reservado de 100 Mb.Agora tenho uma dúvida:se quiser formatar o PC vai aparecer-me a partição de sistema reservado e a C: do disco rigido.Qual das duas devo formatar,não é necessário formatar a de sistema reservado e devo só formatar a C:?

    • #18 por Idevar em 2 de abril de 2011 - 6:23

      Olá, Nuno. Se quiser formatar o PC para instalar o próprio Windows 7, não é necessário formatar a partição de sistema reservado. Formate apenas a unidade C. Caso você queira usar outro sistema operacional, então recomendo que você apague ambas as partições e crie somente uma.

  8. #19 por alessandro em 14 de abril de 2011 - 20:20

    tudo bom
    vc diz que essa repartição só acontece no: ( Reforçando, essa partição de 100MB é criada automaticamente apenas pelo Windows 7 Ultimate / Enterprise) porem o meu win 7 PROFISIONAL criou uma unidade dizendo ; reservado pelo sistema (z:) 70,1 mb livre(s) de 99,9 mb
    Isso aconteceu logo depois q ativei meu win 7 profissional pela internet, pois o meu win 7 era pirata e agora ta original pelo menos acho q esta pois ele parou com aquela mensagen ´´click aqui para ativar seu windows , essa copilação do windows não é original“
    Oq vc me diz disso, fiquei muito curiosso pelo fato de vc ter dito que isso só acontece com Ultimate / Enterprise
    pq isso aconteceu e como se resolve isso , muito obrigado e sucesso pra vc.

    • #20 por Idevar em 23 de abril de 2011 - 16:25

      Olá, Alessandro. Tudo bem. Agradeço pela leitura do meu post e pelo comentário. Quanto à sua questão, realmente é estranho o fato de ter aparecido esta partição para o Windows 7 Professional. É mais provável que ela já existisse antes (só que oculta, da forma como o Windows 7 Ultimate/Enterprise faz), e só agora ficou explícita. Ainda mais se a versão não era original, não podemos nem saber se ocorreu algo na instalação. Caso queira remover ela, tente normalmente pelo Gerenciamento de Disco (Botão direito em Computador, Gerenciar, Gerenciamento de Disco). Abraços e obrigado.

      • #21 por Luis Antonio Fessel em 16 de junho de 2013 - 5:15

        Boa noite novamente. Acabei de lembra, comprei um notebook HP, com Windows 7 Home Basic instalado, ORIGINAL, e tem essa partição de 100MB do sistema. Depois de ler seu post, removi a parição, pois acreditei que não fosse necessária. Parou tudo. Tentei reinstalar e o programa de instalação diz que não achou a partição de sistema e não consegue recriá-la. Já tentei eliminar todas as partições do HD, e também não resolveu. Já tentei até com um disco não original, que já foi utilizado diversas vezes em outros micros, mas nada.Continua dando o mesmo erro. Ouvi falar num tal de UEFI, ou algo parecido. Poderia estar interferindo? Como contornar ou resolver?

  9. #22 por Gabriel Amorim em 24 de abril de 2011 - 23:19

    Bom, eu estava com o Windows 7. Fiquei com saudade do Windows XP e tentei formatar…Havia 3 partições, 1 é essa do sistema, 2 do S.O. e a terceira nunca tinha visto, chamada Recuperar. Bom fui formatar e exclui a partição Recuperar, e formatei a do SO normalmente, só que quando Reinicia o computador para começar a configurar o WindowsXP dá um tal de “Erro de disco”. Já fiz de tudo, configurei a BIOS de várias maneiras e nada. Se eu excluir essa partição de Sistema prejudicará em alguma coisa…e como resolvo esse problema do erro…até hj estou sem meu Windows…Meu HD está formatado, porém sem SO. Tem alguma dica? Já agradeço antecipadamente ;D

    • #23 por Idevar em 5 de maio de 2011 - 4:03

      Gabriel, da maneira como você explicou, pode ser que até algum setor esteja defeituoso no disco, ou a área necessária para a cópia dos arquivos esteja defeituosa. Sugiro que você tente o boot com o DVD do Windows 7 e exclua todas as partições, inclusive a de sistema. Deixe sem nenhuma. Peça para formatar (isso dentro do próprio instalador do Windows 7). Após a formatação, não continue a instalação. Simplesmente dê um boot com o DVD do Windows XP e veja se foi corrigido. Abs.

      • #24 por Codemastershock em 10 de março de 2013 - 2:13

        Experimenta particionar usando um particionador por CD. Às vezes, as fabricantes colocam partições de drivers que ao serem formatadas pelo instalador do Windows dão erro. Recomendo o Gparted.

  10. #25 por Andreia em 6 de maio de 2011 - 18:34

    Você já ouviu falar em algum vírus que muda o boot do windows para essa partição?
    Um amigo tem um note que apresentou esse problema, e parece que o boot foi direcionado para esta partição, pois ele inicia, mas não acha os arquivos do windows. Estamos tentando recuperar desde ontem, porém sem sucesso…=/

    • #26 por Idevar em 7 de maio de 2011 - 5:13

      Olá, Andreia. Pode até ser, mas pode nem ser vírus. Alguma alteração na configuração do boot pode ter afetado a inicialização. Você já tentou fazer o boot pelo DVD de instalação do Windows? Lá, você consegue escolher a opção de recuperação do boot. Na maioria das vezes, funciona, e o boot é direcionado para o local correto. Abs.

  11. #27 por daniela em 8 de maio de 2011 - 20:30

    Oi Idevar!

    Muito bacana essa sua explicação sobre a área “reservada pelo sistema” no Windows 7 (Ultimate e Enterprise). Eu tenho uma dúvida sobre a defragmentação deste “disk”.

    Estou utlizando o W7 Ultimate 32-bit. Recentemente, ao selecionar a opção de desfragmentação, a área designada como “Reservada pelo sistema”, já de cara, antes de fazer a análise, aparece com 8% fragmentado. Qdo tento desfragmentar, o processo inicia e parece concluir super rápido, só que não altera os 8% identificados. Detalhe, eu não utilizo o BitLocker e não faço a mínima idéia sobre o que pode ter causado esta fragmentação de 8%.

    Alguma idéia de como consertar isto?

    Obrigada!

    • #28 por Idevar em 24 de junho de 2011 - 4:18

      Daniela, não tenho certeza do que possa estar acontecendo. Fiz alguns testes em 3 computadores e ficou com 0% de fragmentação. O problema ainda continua?

  12. #29 por Fernando em 26 de maio de 2011 - 12:04

    e galera fmza
    tem sim essa partição de 100 mb mais ela esta aparecendo do explorer do windows, como faço para ocultala?

  13. #30 por berg oliveira em 26 de maio de 2011 - 14:19

    Oi, tudo bom.
    Estou com um HD de 500Gb da seagate dividido em 3. Em uma partição, no caso a maior, com em torno de 363Gb a mesma com o BitLocker. Desliguei o pc e conectei outro HD como slave (os dois são sata), abrir “meu computador”, por incrível que paressa o BitLocker não estava mais e a partição totalmente limpa todos os arquivos sumiu ( acessa normal a partição). Usei MiniTools v6.5 e o GetDataBack v3.3 mas só recuperava tipo, arquivos do windows. Não entendir como isso aconteceu.
    Têm arquivos importantíssimos de trabalho q não posso perder. Simplesmente não sei mais o q fazer.
    Desde já agradeço.

    • #31 por Idevar em 24 de junho de 2011 - 4:19

      Infelizmente não sei como isso pode ter ocorrido. Seria interessante você levar em alguma assistência especializada na recuperação de arquivos. Pode ser que o seu HD tenha ficado corrompido. Se você teve algum sucesso, mande aqui! Abraços.

      • #32 por berg oliveira em 25 de junho de 2011 - 4:46

        valeu! por responder.
        infelizmente não conseguir, o jeito é isso mesmo, optar em levar em uma assistência especializada.
        Fica na paz de Deus!

  14. #33 por Leandro Xiscatti em 19 de junho de 2011 - 14:54

    Ola amigo, quero apenas contribuir dizendo que o WINDOWS 7 PROFESSIONAL, tambem cria a tal partiçao!
    Abraço!
    Ps.: Tenho 2 pcs e um notebook com o Windows Professional instalado. e todos tam a tal partiçao, pois os HDs foram criadas partiçoes e formatados na hora da instalaçao. Talvez seria o caso de testar as versoes mais simples do windows para ver como as mesmas se comportam ao criar as partiçoes!!

    • #34 por Idevar em 24 de junho de 2011 - 4:28

      Sim, Leandro. Obrigado pela observação. Estou alterando o post. Abraço.

  15. #35 por Jonathan Lopes em 22 de junho de 2011 - 20:49

    Eu tinha um HD com o xp instalado. Dai coloquei um hd novo e instalei o Seven professional. Minha intenção era deixar o antigo para dados. Então precisei procurar dados no antigo HD, desliguei o HD novo e quando dei o boot pelo HD do XP, aparece uma tela para escolher entre o Seven ou uma versão mais antiga instalada.
    Pesquisei e me falaram que era por que o seven instalou o mbr ou esse recovery na partição do Xp.
    sera que tem como fazer o xp voltar a dar boot, sem ter de formatar.
    Obrigado

    • #36 por Idevar em 24 de junho de 2011 - 4:36

      Olá, Jonathan. Sugiro ler o seguinte post:
      Para recuperar o boot do Windows XP:

      http://forum.wmonline.com.br/topic/204491-tutorial-como-restaurar-o-boot-do-windows-xp/

      Para recuperar o boot do Windows 7:

      http://www.guiadopc.com.br/dicas/13098/como-recuperar-o-boot-mbr-do-windows-7.html

    • #37 por Luis Antonio Fessel em 16 de junho de 2013 - 5:27

      Eu trabalho com 3 HDs, um com o Seven, um como XP e outro com o Linux. Quando faço a instalação dos S.O.s, mudo a ordem de boot, no setup da máquina. No Setup, seleciono o HD do XP e instalo o XP primeiro. Em segundo, entro novamente no setup e seleciono o HD do Seven, e instalo o seven em segundo. Ao fazer esta mudança, o seven reconhece o XP, mas instala o boot loader no HD do próprio Seven, pois este é o HD primário agora. Como o XP fez com o dele. Por último, seleciono o HD do Linux, no setup da máquina e instalo o Linux. O Linux tem ainda uma ressalva: ele permite escolher o HD onde ira instalar o boot loader (normalmente o GRUB), independentemente do setup da máquina. Então, escolha o H.D. correto durante a instalação, pra não precisar ficar reinstalando tudo, quando reinstalar um. Se um der problema, entra no setup, seleciona o HD que será reinstalado como primário, e reinicia a máquina!

  16. #38 por João em 2 de julho de 2011 - 22:08

    Legal a explicação…
    Mais só um detalhe… Eu tenho o Windows Home Premium e ele tem essa partição..
    Athe ++

  17. #39 por Luis Bueno em 16 de agosto de 2011 - 18:06

    Olá Tudo bem?

    A minha partição “Reservado pelo Sistema” está com 180 megas, Como posso deixá-la apenas com 100 como falou? Pois uso um disco SSD e tem pouca capacidade e gostaria desses 80 megas a mais.. Muito Grato!

    • #40 por Idevar em 21 de agosto de 2011 - 18:29

      Olá, Luis. No máximo, você pode tentar no Gerenciamento de Disco (botão direito em Computador, Gerenciar). Clique com o botão direito sobre a unidade e escolha Diminuir Volume. Muito cuidado. É interessante fazer um backup de tudo primeiro. Abs

  18. #41 por Fernando em 19 de agosto de 2011 - 1:16

    tenho um laptop hp dv6 com o win 7 home premium
    no windows explorer apareceu um particao local disk (Q:) que nao consigo acessar.
    Tentei no gerenciador de disco, mas la ela nem aparece, aparecem apenas a tal de system, o C:
    Uma Recovery(D:) da Hp e outra HP_tools (F:)
    Tens alguma ideia do que pode ser isso??? será vírus?? Tenho o Norton internet Security rodando no pc e fiz todas as atualizações.

    • #42 por Idevar em 21 de agosto de 2011 - 18:28

      Você tentou ir no “Gerenciar”, botão direito no Computador, Gerenciamento de Disco? É lá que ela não aparece? Tente ver se não é uma unidade virtual. Programas como o Daemon Tools, criam uma unidade virtual para a leitura de arquivos ISO como DVD, por exemplo. Veja também se não é algum dispositivo externo (leitor de cartão de memória no computador), etc.

  19. #43 por Fernando em 22 de agosto de 2011 - 0:38

    Pesquisei um pouco mais na internet disseram que era uma novidade do office, onde ele faz download de atualizações. podes confirmar isso???
    Tenho o deamon tools mas sempre desmonto as unidades virtuais depois de usar.
    Obrigado.

  20. #44 por ppt em 22 de agosto de 2011 - 17:51

    Olá ADM!

    Tenho 1 HD particionado com 50 GB para o c:\ e 185 GB para o D:\ e 100 MB para o Sistema, eu deletei o 100 MB, perdi meus dados do D:\ ??? como recupero ?? abraços ! e obrigado .

  21. #45 por Leonardo em 6 de setembro de 2011 - 0:28

    Caro Idevar, no texto acima você citou que a particão SYSTEM (Z) fica invisível para o usuário, porém no meu notebook está aparecendo no Windows Explorer. Como faço para ocultar essa partição, se é que isso é possível.
    Obrigado desde já,
    Leonardo.

    • #46 por Idevar em 6 de setembro de 2011 - 3:58

      Olá, Leonardo. Para ocultar a partição, siga os seguintes passos: entre no gerenciador de discos, selecione a unidade, clique com o botão direito e escolha “Alterar letra de unidade ou caminho”. Clique em “Remover”. Para voltar a letra depois, selecione a mesma unidade e repita o processo, porém escolhendo a letra. Um grande abraço.

  22. #47 por Paula em 19 de outubro de 2011 - 3:43

    Olá Idevar!
    Comprei um netbook asus 1008P e já veio com 2 partições C e D, o C tem apenas 100GB e o D tem 350GB, mas ele está vazio, como posso fazer para poder usa-lo tb? pois é meu primeiro netbook que tenho com partição e preciso dos meus 350GB.
    Outra dúvida que vi, foi sobre os BIOS…algumas pessoas depois de atualizar o BIOS a webcam apresentou problemas, não funcionava. O que devo fazer? Sou leiga no assunto sobre partição.
    Poderia me ajudar?
    Abraços Paula

    • #48 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:53

      Respondido na pergunta anterior. Quanto à BIOS, normalmente não há problemas, mas isto deve ser visto diretamente com o fabricante da placa mãe. Abs

  23. #49 por Paula em 19 de outubro de 2011 - 3:48

    Esqueci de falar que o meu windows é windows 7 starter.

  24. #50 por Paula em 21 de outubro de 2011 - 21:04

    Olá Idevar!
    Eu comprei um netbook asus 1008P e meu HD veio particionado C e D.
    O C está praticamente cheio e o D está vazio, o que eu devo fazer para usar o D? eu sou leiga no assunto e preciso de ajuda.
    Uma outra dúvida que tenho é se realmente precisa atualizar o BIOS, pois li algumas resenhas, em que tem pessoas reclamando que depois do BIOS, a webcam parou de funcionar, entre outros probleminhas.
    Meu windows é 7 starter, e minha prioridade é saber como faço para usar o HD D, pois preciso dos 350GB que estão vazio.
    Obrigada desde já,
    Paula

    • #51 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:52

      Paula, se você quiser simplesmente usar a unidade para gravar arquivos, basta entrar nela pelo Windows Explorer e executar as ações. Se o seu intuito é juntar as 2 partições em apenas 1 maior, então precisa clicar com o botão direito sobre “Computador”, “Gerenciar”, procurar o gerenciador de discos e fazer por lá. Abs

  25. #52 por Michel em 8 de novembro de 2011 - 22:51

    Olá Idevar! O que ocorre é o seguinte, eu formatei com o windows 7 ultimate o pc de um amigo,
    até ai tudo as mil maravilhas, porém, por algum motivo corriqueiro (incosciente eu diria hahaha) eu salvei algumas fotos naquela “espaço reservado pelo sistema”. x,x
    E quando eu reiniciei o computador “paráam!”, o dito “espaço reservado pelo sistema NAO ESTAVA MAIS LA! Eu digo uééé…
    Pois bem, agora meu amigo só quer enfiar minha cabeça embaixo de um caminhao hahaha.
    Entao eu gostaria de saber se tu tem uma ideia de como eu posso fazer só pra recuperar as fotos do meu provavel futuro assassino hahaha. Um abraço!

  26. #53 por Michel em 8 de novembro de 2011 - 23:24

    Idevar! nao preciza mais nao hahaha
    fuçando ali eu fiz o contrario do que vc disse no post logo acima (que voce explicou como fazer para ocultar) e deu certo, eu adicionei um caminho e abriu!
    Muit obrigado pela atençao , sou seu fã , abraço!

  27. #54 por Paula em 16 de novembro de 2011 - 22:15

    Comprei um netbook, onde tem 100GB no C e 350GB no D! mas eu preciso usar todos o meu HD, já tentei aumentar, mas a palavra não tem como clicar. O que eu devo fazer? me ajuda.

    • #55 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:47

      Paula, provavelmente será necessário juntar as 2 partições em uma só. Você já tentou pelo Gerenciador de Disco? (botão direito em “Computador”, “gerenciar”). Caso não consiga, terá que reinstalar e pedir para excluir a outra partição, aumentando a anterior, Isto pode ser feito na instalação do Windows,.

  28. #56 por Sergio A. O. Filho em 7 de dezembro de 2011 - 2:13

    Olá! Primeiramente, parabéns pela clareza e didática nas explicações. Entendi o porque dos 100MB, mas ocorre o seguinte “porém”: tenho o win 7 num HD (“C”) e no outro (“D”), além dessa partição de 100MB, tenho outros dados. Tentei retirar o HD “D” para colocar outro maior e daria esse HD antigo pro meu irmão…. Ai, aconteceu que o WIN 7 não iniciou mais… só colocando esse tal HD com partição de 100MB. Resumo: os “inofensivos” 100MD alocados para o Bitlocker condenam você a MANTER o HD extra sob pena do PC não inicializar. Já pensou se esse HD extra pifa?… ai eu perco o acesso do OS. Tem solução para “desvincular” esse HD com os 100MB (deletar essa partição ou copia-lá, por exemplo, para uma nova partição criada na unidade “C”?) para me livrar desse condicionamento de não poder trocar mais o HD por um mais potente? Obrigado!

    • #57 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:45

      Olá, Sergio. Agradeço pelo comentário. Não acredito que seja possível “mover” esta partição e aproveitá-la para a sua outra partição, visto que existe todo um esquema de endereçamento dos dados da partição. Sugiro mesmo você fazer um backup e reinstalar o Windows. Abs

  29. #58 por Gilmar em 12 de dezembro de 2011 - 22:18

    Olá, como vai?

    Tenho em meu notebook 2 HD’s. Ao instalar o Windows 7 Ultimate 64bits no HD2 ele gerou essa partição no HD1. Essa partição contém o loader do Windows? Pretendo deixar o HD1 inteiro para o Ubuntu. Irei formatar os 2 HD’s. Como proceder para que a partição de 100MB seja instalada no mesmo HD em que instalarei o Windows?

    Muito Obrigado.

    • #59 por Idevar em 13 de dezembro de 2011 - 22:43

      Olá Gilmar. Não é possível escolher onde você quer que esta partição seja criada (pelo menos até onde sei). Não se trata do loader do Windows. Acredito que você possa instalar sem problemas o Ubuntu e o Windows 7. Deixe ele mesmo criar a partição.
      Abs

    • #60 por Luis Antonio Fessel em 16 de junho de 2013 - 5:36

      Seleciona o HD primário no setup, onde você estará instalando o Seven. Quando for instalar o Ubuntu, entra novamente no setup, muda o HD primário e instala o UBUNTU no novo HD. O GRUB ira reconhecer o Seven e criar uma entrada para ele no seu menu de inicialização.

  30. #61 por Daniel Faria em 17 de dezembro de 2011 - 20:12

    Boa tarde

    Estou com uma duvida sobre o BitLocker. Eu ativei ele em uma partição de 160GB que antes de criptografar estava com 100 GB livre. Depois que criptografou, aparece apenas 5 GB livre. Como assim ??

    Se eu seleciono os arquivos (pastas) dentro da partição, eles totalizam 54GB. Então queria entender isso, como que o BitLocker conseguiu sumir com 100GB de HD do nada ?? rsrs…mistério.

    • #62 por Idevar em 22 de janeiro de 2012 - 15:48

      Olá, Daniel. Realmente difícil de saber rs… não é comum acontecer isso, pelo menos não vi. E você está conseguindo gravar mais arquivos normalmente, como se ele estivesse considerando os 160GB por completo?

  31. #63 por sergio em 19 de dezembro de 2011 - 14:43

    poxa esta reparticao pode ser excluida, nao consigo adicionar nada a ela, e meu hd esta cheio

  32. #65 por Rafael Jordão em 22 de dezembro de 2011 - 10:53

    Bom dia.

    Parabéns pelo texto bastante explicativo.

    Tenho uma dúvida, posso instalar o Windows 7 Ultimate sem ter a partição reservada para o sistema, ou seja sem a partição de 100MB? O partition Wizard é bom para criar as partições,
    pretendo criar 3 (três) a do sistema C: a dos jogos D: e a de arquivos pessoais (músicas, imagens, vídeos, etc) ou é melhor criar essas partições com o DVD de instalação do Seven, contudo com o DVD de instação do seven só posso criar partição primária.

    Desde já grato pela atenção

    Rafael Jordão do Amaral

  33. #67 por enoisbr em 24 de dezembro de 2011 - 22:14

    Aconteceu comigo, era virus, criava uma particao de 100mb no win7 e de 2gb no winxp e pen drive, quando eu fazia a intalacao de um cd do xp por ex. ele gerava copia das telas identicas ou +- identicas, afim de roubar informacoes, percebi por pequenos detalhes, inclusive o msn tambem era falso bem parecido engana facil, quando tentava gravar qualquer iso em pen la estava no inicio 2gb particao sem letra , atacaram mei pc de todas as formas, eu tentava entrar no hotmail e ficava dando reload sem parar ate bloquear, ainda bem q descobri a tempo que havia um tunel ssh mas pela data eles nao tiveram tempo de capturar os pass… foi o q houve comigo, ‘e s’o um relato, abs!

  34. #69 por Ana Luiza em 19 de janeiro de 2012 - 22:03

    Oi, tudo bom?
    Eu tenho o Windows 7 starter, e como já todos já sabem não tem como mudar o tema, entre outras coisas, acontece que tem vários programas que prometem mudar o visual e eu fui baixando, mais ai não sei o que aconteceu que esse tema que já vem no pc ele foi apagado e não sei como voltar a por ele. Você pode me ajudar?
    Obrigada.

  35. #71 por JR em 5 de fevereiro de 2012 - 17:32

    Essa partição é criada em qualquer versão (pelo menos na Home Premium, Professional e Ultimate). A Home Premium não tem BitLocker. Nessa partição está os arquivos de boot do Windows 7.

  36. #72 por jefferson em 6 de fevereiro de 2012 - 0:55

    Oi, a minha dúvida é a seguinte: O windows cria essa partiçao de 100mb, pórem, no meu pc ela está marcada como ativa.Sei que só uma partiçao no disco deve estar marcada como ativa .Qual partição eu devo marcar após formatar o pc?

    • #73 por Idevar em 19 de fevereiro de 2012 - 2:44

      Olá Jefferson. As 2 partições podem ficar como ativas. A diferença é que você deve deixar uma para a inicialização.

  37. #74 por Paula em 18 de fevereiro de 2012 - 17:52

    Olá Idevar!
    Bom dia!!! parabéns por responder todas as minhas perguntas.
    Fiz tudo o que vc falou e deu tudo certinho e adorei a dica sobre o papel de parede, agora consigo colocar qualquer coisa no meu netbook.

    Vc está de parabéns…vc tem mais uma fã!
    Obrigada, Paula

  38. #75 por Gilson em 5 de julho de 2012 - 17:27

    Eu queria saber qual seria a partiçao para que a placa de video rode jogos mais pesados

  39. #76 por Andre Luiz em 14 de julho de 2012 - 16:43

    bom gostaria de pertgunta:
    tenho c: windows e d: documentos se eu criptgrafia via bitlocker a unidade D: e formatar a unidade C:windows posso tem algum problema com a unidae D: com a nova intalaçao do windows?

    • #77 por Idevar em 4 de outubro de 2012 - 21:08

      André, não fiz este teste, mas tecnicamente você não deve ter problemas, desde que você instale uma versão do Windows que leia o BitLocker. Se você instalar o Windows XP, por exemplo, ele não reconhecerá a unidade D.

  40. #78 por Juirlando Santiago da Silva em 25 de julho de 2012 - 1:29

    Olá, Sr Idevar parabens pelo site, muito legal mesmo.
    instalei recentemente o windows 7 ultimate 64 bits e ao iniciar aparece 2 versões do windows 7 seguida de 1 contagem regressiva, preciono enter ou aguardo a contagem terminar e o windows inicia normalmente, o sr pode me dizer como tirar isso e a máq. iniciar normalmente. obrigado.
    Santiago

    • #79 por Idevar em 4 de outubro de 2012 - 20:20

      Olá, Santiago. Obrigado pelo comentário. Você deve remover um dos registros de inicialização. Para isso, recomendo utilizar o EasyBCD (www.baixaki.com.br/download/easybcd.htm). Essa é uma maneira. Muito cuidado: se você remover o registro incorreto (o que realmente faz o boot), pode não conseguir mais realizar o boot. Outra forma, não tão correta, mas que resolve, é você alterar o timer de escolha do sistema operacional para 0 (zero) segundos, em “Propriedades” do “Computador”, na guia de inicialização. OK?

  41. #80 por Gustavo em 28 de julho de 2012 - 14:50

    E Aê galera meu sistema pede para ser mas que 100MB ele requer pelo menos 8265MB
    Para ser instalado o que eu posso fazer…

  42. #81 por Pablo Rossy em 30 de julho de 2012 - 20:13

    Por favor, peço que preste bem atenção nesse comentário. Minha mãe comprou um PC Toshiba com o Windows 7 Started e veio com o anty-virus da Symantec, ele tbm veio com essa partição de 100MB. Meu PC está dando a tela azul da morte. Dentro dessa partição tem um arquivo chamado syscache.hve, o visualisador de evento do Windows indica q foi esse arquivo que foi danificado e depois recuperado. Talvez eu consiga acessar esse arquivo pelo GNU/Linux porém, não sei se devo renomea-lo para evitar defeitos no Windows ou se devo formatar a partição.

    Como é o windows 7 started, ñ estou preocupado com o bitlocked então, vou fazer qualquer um dos dois de qualquer jeito. Pesquisarei mais até receber a sua resposta, obrigado!

    • #82 por Idevar em 3 de outubro de 2012 - 16:52

      Olá, Pablo. Não sei se você já resolveu o seu problema, mas não creio que esta partição, com este arquivo, é quem esteja gerando o erro especificamente. Apesar de aparecer no evento, pode ser que algum recurso esteja tentando usar esta partição. De qualquer forma, se você quiser excluir e ver o que acontece, recomendo fazer um backup antes. Me responda de que forma resolveu, para ficar aqui no blog. Abs.

  43. #83 por Van em 12 de agosto de 2012 - 19:23

    Amigo por favor qdo formatei removi essa partiçao de 100 MB q é usada pelo sistema mas agora gostaria de saber se tem com acrescentar novamente essa partição de 100 MB sem precisar formatar denovo pois vc disse q nao é recomendavel exclui-la né?

    • #84 por Idevar em 3 de outubro de 2012 - 16:42

      Olá. Se existir alguma forma de recriá-la, desconheço. Não é recomendável excluí-la.

  44. #85 por Junior em 29 de agosto de 2012 - 5:02

    Olá Idevar.
    eu formatei essa partição sem querer
    ae o pc nao ligava pedia para reiniciar na tela preta com ctrl + alt +del
    tentei instalar outra vez o windows 7 profissional novamente e tbm nao dava
    ae fiz o correçao de erro do dvd do windows ae volto ao normal!
    pode me explicar o qu eaconteceu?

    • #86 por Idevar em 2 de setembro de 2012 - 22:50

      pelo fato de vc ter formatado ela, provavelmente ocasionou alguma instabilidade. Por isso mesmo não é recomendado alterá-la. abs.

  45. #87 por mario em 17 de setembro de 2012 - 0:34

    o meu windows 7 profissional nao tem nao , e normal ?

    • #88 por Idevar em 3 de outubro de 2012 - 16:36

      Se o próprio Windows não criou a partição durante a instalação, é normal. Pode ser que ela esteja oculta também. Para verificar se existe a partição, entre no gerenciamento do computador. Abs.

  46. #89 por Adam em 17 de setembro de 2012 - 22:28

    Eu cliquei na opção para unir as duas partiçoes, (essa partição de 100mb + o resto do hd) agora todo hd é reservado pelo sistema, o pc funciona normal. Tem como reverte isso?

    • #90 por Idevar em 3 de outubro de 2012 - 16:35

      Adam, normalmente o “Reservado pelo Sistema” é apenas o nome e você pode alterar. Entre no menu “Gerenciar” (botão direito em “Computador”) e clique no Gerenciamento de Disco. Clique com o botão direito do mouse na partição reservada pelo sistema e “Propriedades”. Veja que você pode trocar o nome ou simplesmente apagá-lo. Ok? (Obs: não é recomendado unir as 2 partições como você mencionou, caso a partição de 100MB esteja sendo usada pelo Windows).

  47. #91 por Paulo em 24 de setembro de 2012 - 15:48

    Bom tarde Idevar!! Eu quero saber se posso fazer a formatação do meu PC usando o recovery sem apagar a partição q eu criei para guardar meus arquivos?

    • #92 por Idevar em 3 de outubro de 2012 - 16:29

      Olá, Paulo. A qual “recovery” você se refere? Normalmente os fabricantes criam uma partição “recovery” para recuperar o sistema operacional inicial, mas a regra de que vai apagar ou não outras partições, depende muito do sistema que o fabricante criou para fazer o processo de restauração. Normalmente as partições são mantidas. Seria isso? Abs

  48. #93 por Mateus em 1 de outubro de 2012 - 17:52

    Olá Idevar.

    Minha dúvida creio que seja simples, mas tenho receios, Eu possuo Windows 7 Ultimate, então ele possui essa partição criada pelo sistema, mas se caso eu for mudar para windows xp ou windows vista, essa partição vai aparecer na hora de instalar? Se sim devo exlui-la? Lembrando que possuo HD particionado.

    • #94 por Idevar em 3 de outubro de 2012 - 16:26

      Olá, Mateus. Obrigado pelo comentário. O melhor a considerar é sempre o seguinte: antes de instalar qualquer um dos SOs (seja Windows XP, Windows Vista ou Windows 7), se essa partição extra já existir, exclua. O Windows XP, por exemplo, não utiliza esta partição, e somente algumas versões do Windows 7 a utilizam. O próprio instalador se encarrega de criar, caso ela não exista, ok? Abs

  49. #95 por edmilson pereira e silva em 12 de novembro de 2012 - 14:10

    ola idevar

    minha duvida e a seguinte: tenho o win 7 professional instalado e registrado no inicio do uso tava tudo bem, mas quando eu adicionei meu androide(celular) via bluetooth o pc criou outra particão do sistema normal c: a de 100 mb e mais uma a nova g: isto e normal. poderia me esclarecer por favor desde ja agradeço

  50. #96 por edmilson pereira e silva em 12 de novembro de 2012 - 14:21

    so pra acrescentar no gerenciamento de disco essa unidade não aparece.

  51. #97 por Luiz Otavio Vincenzi em 29 de novembro de 2012 - 22:25

    Ola Idevar, tudo bom?

    Estou a mais de 3 meses com esse problema e não consigo resolve-lo, ja tentei de todas as formas possíveis. A minha partição de 100 megas alega que somente 5 megas estão livres, o que diz insuficiência de disco toda hora, sendo assim, fica desligando meu pc toda hora. Ja tentei aumentar o volume dessa partição e não deu certo. Saberia como solucionar?

    Grato Luiz

    • #98 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:38

      Olá, Luiz! Você deve estar se referindo a alguma outra partição, e não esta de 100MB, correto? A partição de 100MB não gera este tipo de erro, até porque ela fica oculta. Grande abraço.

  52. #99 por Victor em 9 de dezembro de 2012 - 13:25

    Alguns disse que o BitLocker tem no Windowns 7 Pro, mas não. Meu notebook veio com Windows 7 Pro e não tem, pude comprovar quando o atualizei para o Windows 8 Pro e, aí sim, tem a opção de criptografar unidades, enfim, mas devido ao leitor biométrico que não funcionou no Windows 8 eu optei por voltar ao Windows 7, tentei criptografar procurando o BitLocker, mas não encontrei. Procurei em diversos fóruns e realmente não tem, só atualizando o Sevem para uma versão mais avançada.

  53. #100 por Jacson em 22 de dezembro de 2012 - 14:34

    Posso excluir essa particiçao para instalar um xp?

    • #101 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:36

      Sim.. sem problemas, desde que você formate tudo e não dependa de nada do Windows Vista/7. Abraço.

  54. #102 por Bella em 7 de janeiro de 2013 - 2:34

    Oi Idevar…

    Eu fiz uma pequena bobagem… sem querer apaguei a partição reservada pelo sistema… destraidamente, na hora de formatar… e agora, não consigo mais instalar o windows no notebook.Consegui instalar outro sistema operacional… mas o windows, continua sem poder instalar. O que faço?

  55. #103 por Eduardo S em 22 de janeiro de 2013 - 15:23

    Olá Idevar.

    Então, instalei o win 7 e posteriormente o Ubuntu, mas acabei transformando a partição de 100mb do sistema em uma partição em branco. Tem como transforma-la em uma partição do sistema novamente, sem ter de formatar?

  56. #104 por Augusto Teixeira Martins em 25 de janeiro de 2013 - 0:51

    Olá!

    Sei que este seu post é só sobre o Windows 7, mas gostaria de aproveitar o ensejo.

    Há uns 2 anos sempre usei dual-boot: Windows 7 e Ubuntu. Sempre mantive meu Ubuntu atualizado (já que 2 vezes por ano temos novo lançamento dele).

    Na última instalação do Ubuntu continuei com o menu dual-boot, mas pra minha surpresa não podia mais entrar no Windows 7, dava “Bootmgr is missing”. Apesar disso, continuava conseguindo acessar as partições NTFS pelo Ubuntu sem problemas (afinal, o problema era só no boot).

    Já resolvi o problema do Windows 7 com o CD de instalação dele, mas aí o Ubuntu vai embora porque some o menu de dual-boot.

    Volto a instalar o Ubuntu na partição que sempre usei e dá “Bootmgr is missing” se eu escolher o Windows 7 no menu.

    Percebi que não tenho mais a partição de 100Mb que o Windows 7 reserva. Nunca a apaguei, afinal, como eu disse, já uso há anos os dois sistemas.

    A pergunta: como posso voltar a ter novamente os 2 sistemas?

    Obrigado.

  57. #105 por Marvin em 15 de março de 2013 - 22:06

    Muito bem explicado, no entanto, essa partição de 99 Mb apareceu no meu ahd depois que eu adicionei um outro Hd em slave sem sistema operacional, e quando o win 7 reservou essa partição esse outro hd que estava em slave perdeu os seus arquivos e se tornou RAW. lamentável pois muito conteúdo foi perdido.

  58. #106 por Leonardo Vieira em 27 de março de 2013 - 0:30

    ola, to vivenciando um problema no windows. precisei reformatar meu windows 7 home premium, pois estava danso conflito com instalacao do ubuntu.
    depois de uma formatacao, o linux nao reconhece que ja tem um sistema instalado, e verifiquei que as particoes estao com tabelas GPT, e o mais curioso eh que tambem criou essa aparticao de 100 Mb.
    O windows supostamente ficou normal, ma agora nao instala o ubuntu…
    essa instalacao GPT sempre gera esse diretorio de 100Mb? e que parece que no meu caso nao serve pra nada…

  59. #107 por robson em 28 de março de 2013 - 12:00

    Olá bom dia!
    tenho uma duvida! estou formatando um notebook e o sistema so cria partiçao primaria, porque acontece isso, o correto nao seria uma primaria e uma logica??

  60. #108 por Roberto em 30 de maio de 2013 - 22:32

    Idevar, gostaria de estender a partição onde está o Windows 7 (C) mas o gerenciamento de disco não permite devido a partição “Reservado pelo sistema” estar alocada logo após o término da partição C. Posso recortar a pasta Temp desta partição, colar na raiz da partição do SO (C), e excluir esta partição sem afetar o sistema? Isto evita eu ter que formatar o HD para estender a partição do C. Obrigado e parabéns!

    • #109 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:29

      Olá, Roberto! Obrigado pela visita no blog. Você tem uma pasta “Temp” dentro da partição reservada pelo sistema? Normalmente esta partição está oculta, e sem letra atribuída. Não sei qual é o conteúdo da sua pasta. Abraço.

  61. #110 por Luis Antonio Fessel em 16 de junho de 2013 - 6:01

    Somente após responder/participar algumas questões aqui é que me lembrei de olhar as datas! Desculpem se ressuscitei os mortos! kkk É que estou com o problema que relatei acima. Deu alguns erros na inicialização do note. Após ler este artigo, apaguei a partição de sistema, pois a versão do meu Seven era Home Basic, e iria formatar o HD e instalar o Enterprise. O problema é que o instalador não está criando a partição de sistema, e não consegue instalar o resto sem ela! Ferrou!

  62. #111 por joselito em 24 de junho de 2013 - 20:13

    ola eu quero tirar uma duvida porque q o meu disco rigido nao aparece na area do meu pc só aparece aparte q inicia o sistema operacional windows o hd é 750 gb e só apareci 39.9 gb como faço pra aparece as duas parte?

    • #112 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:26

      Se possível, explique sua pergunta melhor. Não ficou claro. Abs.

  63. #113 por Henrique em 30 de junho de 2013 - 18:33

    A minha partição de 100MB está visivel ao lado da partição C e está com 30MB utilizados sendo que não tem nenhum arquivo dentro.
    Posso exluir ?

    • #114 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:25

      Henrique, a exclusão normalmente não acarretará problemas, mas não é garantida. O ideal, sempre que esta partição for criada, é mantê-la. Abraço.

  64. #115 por Milton Renato Antunes Rocha em 5 de agosto de 2013 - 19:25

    Eu gostaria de saber tenho windows 7 home premium 64 bits e a duas semanas deu uma queda de energia quando windows estava reparando e o hd master queimor, eu por engano formatei a partição do meu hd escravo de 100 mb, quero saber do senhor se quando eu colocar outro hd aqui digo master vai reconhecer o hd escravo e se caso não reconheça como faço para reconhecer pois todos os meus dados estão nele, são quase 500 gigas de vídeo?

    • #116 por Idevar em 1 de novembro de 2013 - 20:20

      Milton, você não deve ter problemas com relação a isso. O HD deverá ser reconhecido, a não ser que ocorra algum outro problema.Abraço.

  65. #117 por Hélio Andrade em 30 de novembro de 2013 - 7:01

    Uma dica que pode ser útil: “Como acessar unidades/partições ocultas do Windows”.

    http://helioandrade.eng.br/dicas-e-tutoriais/como-acessar-unidadesparticoes-ocultas-do-windows/

    • #118 por Idevar em 30 de julho de 2014 - 4:05

      Obrigado pela contribuição! Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 611 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: