DreamScene no Windows 7: afinal, existe ou não?

Muita gente me pergunta se existe o DreamScene no Windows 7. Para quem não sabe, o DreamScene é um recurso presente no "Windows Vista Ultimate Extras" (um pacote de atualização disponível no Windows Update, para quem possui o Windows Vista Ultimate). A idéia é permitir a colocação de vídeos como papel de parede (MPEG / WMV). É muito interessante, principalmente quando se utiliza um arquivo de vídeo de alta qualidade, criado e adaptado para esta funcionalidade.
 
No Windows Vista, o recurso funcionava, mas muitos usuários reclamavam do consumo de processador e da placa de vídeo, e de alguns erros que aconteciam apenas em alguns cenários específicos, apesar do recurso possuir uma certa inteligência em interromper o vídeo ao abrir determinados programas, ou maximizar uma janela, por exemplo. Isso contribuiu para que o recurso não aparecesse no novo Windows. Em suma: OFICIALMENTE, NÃO EXISTE DREAMSCENE NO WINDOWS 7.
 
No Windows 7, a Microsoft criou um esquema de troca automática de papel de parede com imagens. Esse recurso veio "substituir" o famoso DreamScene, de forma bem mais leve, pois estamos lidando apenas com imagens, e não vídeos. Você pode configurar um álbum inteiro de fotos para que seja exibido no papel de parede, com troca de imagens de 5 em 5 minutos, por exemplo.
 
Agora, quem usou o DreamScene no Vista, com certeza sente saudades do recurso, pois ter o Windows 7 sem ele, parece não ser a mesma coisa… Bate aquele sentimento do "está faltando alguma coisa…" rs… Bom, aí vem a jogada. Na verdade, existe uma forma não oficial de liberar o DreamScene no Windows 7. Veja bem: não oficial. Se quiser testar, que fique por sua conta e risco. Como curioso, fiz um teste em uma máquina apartada e obtive o mesmo resultado do Windows Vista. O vídeo realmente funcionou como papel de parede, porém existe um bug ainda não resolvido: os ícones da área de trabalho ficam com a fonte transparente. A única forma de resolver isso, por enquanto, é entrar na personalização do papel de parede do Windows e aplicar um tema qualquer, colocando em seguida o vídeo novamente como papel de parede (botão direito sobre o arquivo do vídeo -> Set as desktop background). A fonte volta a ficar da forma correta, porém você precisa deixar a janela de personalização sempre aberta (pelo menos minimizada). Se fechá-la, o bug volta a ocorrer.
 
Segue o link de um blog que contém algumas informações a respeito, incluindo o ativador do recurso. Basta fazer o download e instalar. Após instalado, basta clicar com o botão direito em qualquer vídeo e escolher a opção "Set as desktop background".
 
Para Windows 7 – 32 bits:
 
Para Windows 7 – 64 bits (link fornecido pelo meu aluno Everton Rezende – veja comentário abaixo, nessa notícia – pode-se usar o tutorial do link anterior de 32 bits):
 
Segue link contendo um "desinstalador" do recurso, caso queira removê-lo novamente do Windows 7:
 
Segue ainda um link para download de vídeos com formato exclusivo para serem utilizados no DreamScene:
 
Obs: existem softwares desenvolvidos por terceiros, de forma a simular o DreamScene também no Windows XP. Um dos meus alunos, Lucas Eduardo Barbizan, forneceu o link que contém informações a respeito, junto ao download. Segue:
  1. #1 por Caroline em 1 de outubro de 2009 - 2:43

    Muito proveitoso e instrutivo o conteúdo dos textos que foram postados! Parabéns!Continue postando, pois além de estar ajudando e trazendo um maior conhecimento para os leitores, você estará aumentando seus desafios, que se aproveitados de forma criativa, transformar-se-ão em oportunidades. Carol.

  2. #2 por Everton em 11 de outubro de 2009 - 15:27

    Realmente este era um recurso que nao poderia ter ficado de fora. Eu testei no Ultimante x64 e nao funcionou, procurando na internet achei um que deu certo. Deixei disponivel no meu skydrive.http://cid-82b23bc1ad6e1ce9.skydrive.live.com/browse.aspx/Utilitarios%20windows%207Abraços

  3. #3 por Idevar em 14 de outubro de 2009 - 3:46

    Muito bom, Everton! Estou colocando no blog, avisando que você disponibilizou, ok?Grato!Abraços.

  4. #4 por Fábio em 24 de março de 2010 - 13:01

    PARA ELIMINAR O BUG DOS ICONES NO DESKTOP, EM OPÇÕES DE PASTAS ATIVE A VISUALIZAÇÃO DE ARQUIVOS OCULTOS, DEPOIS NO MENU DE CONTEXTO DA AREA DE TRABALHO>PERSONALIZAR>PLANOS DE FUNDO DA ÁREA DE TRABALHO, VC VERÁ DOIS ARQUIVOS DE IMAGEM, ENTRE NA PROPRIEDADES DE AMBOS E ALTERE OS ATRIBUTOS PARA SOMENTE LEITUR E DESMARQUE OS QUE ESTIVEREM OCULTOS, ALTERE A POSIÇÃO DA IMAGEM PARA: PREENCHER E APLIQUE. PRONTO!!! O ÚNICO PROBLEMA É QUE VC DEVERÁ REPATIR O PROCEDIMENTO SEMPRE QUE ALTERAR O VIDEO, ABRAÇOS!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: