Como instalar o Windows 7 / Vista em um netbook via Pen-Drive

Em uma época que os netbooks estão se popularizando de forma rápida, nada mais justo que um tutorial de como instalar o Windows 7 ou o Windows Vista sem a utilização de um DVD.
O aluno Lucas Eduardo Barbizan forneceu uma dica interessante para a instalação do Windows 7 ou do Windows Vista em um netbook, onde não existe um drive de DVD interno. Uma das formas de se instalar é conectar um drive de DVD externo. Uma outra forma mais interessante e prática, se refere à instalação utilizando apenas um pen-drive. O recomendável é que esse pen-drive cerca de 4GB de espaço, pois serão usados mais de 2GB para todo o processo.
Para criar o boot, você necessita ter o DVD original (bootável) do Windows 7 ou do Windows Vista. No computador onde você seguirá os passos, poderá ter a versão do Windows XP em diante.
Abaixo descreverei um passo-a-passo resumido de como fazer:
  1. Entre no Prompt de Comando do Windows 7 / Vista como ADMINISTRADOR (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> botão direito do mouse sobre “Prompt de Comando”, Executar como Administrador).
  2. diskpart
  3. list disk
  4. select disk X (onde X = número do disco do seu pendrive, que consta na lista)
    (muito cuidado!! Se você escolher o número da unidade errada, poderá acabar com a sua partição. Se não tiver certeza de qual é, observe pelo tamanho ou retire o pendrive e entre novamente com esse comando para notar qual é a unidade que sumiu)
  5. clean
  6. create partition primary
  7. active
  8. format fs=fat32 quick (ou format fs=ntfs quick, caso prefira partições NTFS)
  9. assign
  10. exit
Após a execução desses passos, insira a mídia de DVD do Windows 7 ou do Windows Vista (não vale para o Windows XP!). Ainda no prompt de comando (fora do DISKPART, pois você já digitou EXIT no passo 10), alterne para a unidade do DVD. Guarde as letras das unidades de DVD e do seu pen-drive, pois serão necessárias nos próximos passos.
Supondo que a letra da unidade do seu DVD seja D:, e a letra da unidade do seu pen-drive seja E:, os comandos seriam os seguintes:
  1. D:
  2. cd d:boot
  3. bootsect /nt60 E:
    (onde E: é a unidade relativa ao seu pen-drive, e o D:, a unidade relativa ao seu DVD)
Terminado os passos, só falta mais um! rs… copie TODO o conteúdo do DVD para o pen-drive, exatamente na mesma estrutura. Isso significa que você precisa copiar e colar tudo diretamente na “raiz” do pen-drive.
Pronto! Agora você já tem um pen-drive bootável com a instalação do Windows 7 ou do Windows Vista. Observe que, ao inserir o pen-drive, aparece até mesmo o ícone do DVD de instalação do Windows. Basta reiniciar o seu computador com o pen-drive para que a instalação comece.
Problema comum: mesmo com o pen-drive, o meu computador não está entrando no programa de instalação, após o boot.
Resposta: é necessário habilitar o boot para pen-drive na BIOS do computador. Para isso, você precisa entrar no SETUP da BIOS e procurar a opção relativa ao boot. Alguns computadores possuem teclas de funções que permitem escolher o boot, como por exemplo, o F12. Consulte o manual da placa-mãe.
Realizei um teste instalando o Windows 7 em um netbook Acer e foi feita com sucesso!
Segue link fornecido pelo Lucas com os mesmos passo-a-passo: http://www.explorando.viamep.com/windows/criar-pendrive-bootavel-vista.php
Idevar Júnior.
Atualizado em 18/11/2010:
Confira meu novo post com outro método ainda mais simples para a instalação do Windows 7 usando pen-drive:
https://idevar.wordpress.com/2010/11/18/como-instalar-o-windows-7-vista-em-um-netbook-via-pen-drive-metodo-2/
  1. Como instalar o Windows 7 / Vista em um netbook via Pen-Drive – Método 2 « [MVP] Idevar Junior

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: