SQL Server ou Oracle? Qual é o melhor?

Olá a todos! Hoje não vamos falar de Windows! Como é??? É isso mesmo! rs… 
 
Estou aqui para falarmos de um assunto muito interessante, que gera debates na área de TI de muitas empresas. Tal assunto chega a ser uma polêmica, com "guerras" que não geram acordos de forma satisfatória. Estou falando da escolha do banco de dados principal para o uso dos sistemas internos em uma empresa. E, quando falamos de banco de dados, os 2 gigantes de mercado sempre aparecem em nossas mentes: SQL Server e Oracle. Trouxe para você, em primeira mão, um artigo escrito pelo meu amigo Claudio Pethö, especialista na área de arquitetura, com várias certificações de TI. O texto foi revisado por mim, para a publicação. É um artigo que julgo ser de muito interesse para quem está vivendo um cenário como esse.
 
 
 
Qual é o melhor? SQL SERVER 2008 R2 ou ORACLE 11g?
 
Caro colega, sempre questione.
Pra que você deseja saber isso? Você não, mas sim a sua empresa. O que ela vende? Qual o foco dela, como “empresa”, para 2009/2010/2011?
Nesse ponto, vale lembrar: pense na estratégia da empresa, ou seja, como um todo, e não como uma mísera meta que você precisa fingir que cumpriu.
Então, qual o melhor?
Interessa para você saber que o SQL tem as features A, D, E e o Oracle tem as features de C, F, ou que um suporta até 128 processadores com 20 TERA DE RAM e outro suporta até 256 processadores com 30 TERA de RAM? O que interessa saber é se a sua empresa NUNCA usará os itens A, C, D, E, ou F e que, por exemplo, o equipamento dela atual possui apenas 8 processadores com 16 GB de RAM, sem previsão de aquisição no nível acima mostrado.
               
Como fica agora toda a análise?
               
Qual dos dois é mais barato? O que significa barato? Ah… entendi. É o que dá mais ROI para a empresa, certo?
Bom, temos a cultura da empresa, como já trabalhamos por mais de 20 anos (tempo hipotético). Isso terá que mudar? Qual o custo disso? E como será o novo? A empresa ganha o que com essa mudança?
 
E aí? Qual é o melhor: SQL SERVER 2008 R2 ou ORACLE 11g?
O melhor pode ser qualquer um, desde que atenda a vontade da sua empresa e do seu cliente.
 
Chegamos em um ponto, nos dias de hoje, com os acionistas obrigando resultados rápidos e crescentes, onde os responsáveis por tomadas de decisões pensam somente no presente, esquecendo que o futuro está próximo e que o mercado sempre irá perguntar sobre o seu passado. Vimos e conhecemos super soluções com ECONOMIAS imediatas. Normalmente é o corte de investimentos, redução de qualidade, suporte inadequado, ou seja, no futuro próximo, quando a tendência é sempre crescer, não teremos como, pois não temos conhecimento, qualidade e apoio.
 
Aí você diz: "os meus projetos sempre foram um SUCESSO!" Foi um sucesso mesmo? Quais os indicadores de sucesso que estavam indicados para esse projeto dentro da empresa? Quanto a empresa vendeu mais ou economizou com crescimento após o seu "sucesso"? Você sabe mensurar quanto?  Não sabe? O projeto e o sucesso eram de quem mesmo?
Você já ouviu isso. “Ah.. mas o fulano me disse isso”. Você acredita no que os outros dizem? Quem são esses outros? São pessoas com conhecimento sólido para falar sobre o assunto? Olhe o mercado e o seu passado, antes de seguí-lo.
 
Um pensamento breve:
No mercado de hoje, falsos salvadores ficam presos em suas ilhas lembrando do seu passado, pois a eles não existe mais um futuro.
 
Claudio Pethö

  1. #1 por Nilton Q. em 5 de fevereiro de 2011 - 19:05

    Aí Claudinho,
    Vc “escreveu-escreveu-escreveu”, enrolou demais e não disse “M…” nenhuma.
    Quando escrever seja suscinto e objetivo e baseado em “verdades” não em enrolação.
    Isso que vc escreveu é “ENROLATION”…
    Um dia vc melhora !
    Desulpe-me, héin !?!?!?!?!?!?!?!

  2. #2 por Marlon em 31 de dezembro de 2011 - 1:28

    Kra

    Voce não falou nada! Comparar 2 tecnologias é relatar todas suas propriedades e compara-las para chegar num veridicto de qual é a melhor. Foi o q o nilton falou, isso foi um Enrolation e diria mais, um Embromation total da sua parte.

    desculpe a sinceridade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: