Windows Virtual PC + Windows XP Mode: você precisa testar!

Você conhece o Windows Virtual PC?
 
Muitos já ouviram falar do Microsoft Virtual PC 2007, que é famoso por permitir a virtualização de um sistema operacional. Por exemplo: você pode ter uma máquina física e real com o Windows Vista e algumas máquinas virtuais com outros sistemas, como o Windows XP, Windows 98, ou até mesmo o DOS. É muito bacana utilizar a virtualização para fazer testes de software, pois uma máquina virtual pode ser literalmente destruída, a qualquer momento, sem danos à máquina real. De qualquer forma, o novo Windows Virtual PC possui algumas diferenças (bem visíveis e funcionais) em relação à versão anterior.  O Windows Virtual PC foi idealizado única e exclusivamente para o Windows 7. Não é possível instalá-lo nas versões anteriores do Windows.
 
O Windows Virtual PC é um hypervisor type II no Windows 7 – i.e. habilita os usuários a executar múltiplas instâncias do Windows em um único dispositivo. Aí está a grande diferença em relação à versão anterior. Isso não era possível até então.
 
E o Windows XP Mode, onde entra na história?
 
O Windows XP Mode utiliza o Windows Virtual PC e uma imagem do Windows XP para criar um ambiente virtual. Veja que interessante: a Microsoft disponibilizou o download da imagem do Windows XP Service Pack 3 32-bits para ser usado virtualmente sem a necessidade de qualquer licença! Antes, era necessário que você possuísse licença para a utilização de uma máquina virtual XP.
 
Tá, mas o que eu ganho com tudo isso?
 
A resposta é simples: empresas ou usuários finais que possuem softwares que funcionam SOMENTE no Windows XP, e que até então se usavam de tal argumento para não migrar para o Windows Vista, agora "não tem mais desculpas" para não migrar para o Windows 7 rs. Com o XP Mode, é possível instalar um programa na imagem XP e utilizá-lo "dentro" do Windows 7. Internamente, a máquina virtual XP fica carregada sem que o usuário perceba.
 
Na minha palestra sobre as novidades do Windows 7 (veja em http://www.youtube.com/user/igsjunior#p/u/0/todv0PZfE1I), demonstrei 2 aplicativos abertos: Internet Explorer 8 (Windows 7) e Internet Explorer 6 (Windows XP) ambos funcionando normalmente, sendo que o último, está rodando dentro de uma máquina virtual XP. Veja a imagem para entender melhor o que estou dizendo:
 

Agora veja o mesmo com o WinRAR (à esquerda a janela do Windows 7 e à direita a janela do Windows XP) 
 

Gostou? Quer saber como fazer? Antes de falarmos, saiba que nem tudo é alegria. Não se iluda sem ler o próximo tópico: para que tudo isso funcione, é necessário processador com “Hardware Virtualization” (Intel VT ou AMD-V) e uma placa-mãe compatível com o recurso. Veja bem: trata-se de um recurso de hardware, e não apenas de software. Não adianta chorar: se o seu computador não possui essa tecnologia, simplesmente você nem conseguirá instalar o Windows Virtual PC (atualização em 27/06/2010: leia o UPDATE no final deste post). Outro detalhe: o recurso só existe a partir da versão do Windows Professional.
 
Veja a lista dos processadores Intel que possuem o Intel VT:
 
Veja a lista dos processadores AMD que possuem o AMD-V:
 
Existe outra forma de se descobrir se você possui esse recurso. Faça o download do seguinte programa:
 
Se a última opção estiver como "YES", você é um felizardo! Veja as possibilidades:
  • YES: hardware virtualization ativo
  • LOCKED ON: hardware virtualization existente, e pode ser utilizado somente pela aplicação (sem problemas, você também é um felizardo)
  • LOCKED OFF: pode ser que o seu processador possua hardware virtualization, mas que não esteja habilitado na BIOS pela placa-mãe. Procure o manual da placa-mãe e veja como ativar. Infelizmente, em alguns casos, você se depara com a seguinte situação: seu processador possui o recurso, porém a placa-mãe não habilita. Procure por atualizações de BIOS. Alguns fabricantes, como a Acer, soltaram upgrades a respeito do hardware virtualization.
  • NO: sente e chore… melhor trocar o seu processador… rs. Não existe o recurso.

 
Enfim, vamos ver como instalar e utilizar, de forma bem resumida, o recurso tão esperado! Muito simples:
1. Faça o download e instale o Windows Virtual PC e o Windows XP Mode. Segue link oficial:
Você precisa escolher entre versão em português ou inglês, x64 ou x86. Instale a versão x64 somente se o seu Windows 7 for x64. Não significa que o Windows XP será uma imagem 64-bits, mas sim, o programa da máquina virtual.
 
2. Entre no Windows XP Mode (Iniciar -> Todos os programas -> Windows Virtual PC -> Windows XP Mode)
 
3. Instale algum aplicativo, como o WinRAR. Saia do Windows XP Mode.
 
4. Ao sair do Windows XP Mode, veja que o programa aparece no seguinte local: Iniciar -> Todos os programas -> Windows Virtual PC -> Windows XP Mode Aplicativos. Se você entrar no aplicativo por aí, verá que ele será aberto semelhante à tela que coloquei acima. Se quiser colocar o Internet Explorer 6 ou algum programa já existente no Windows XP, basta arrastar um atalho dele para dentro de uma pasta de outro programa que você instalou, como por exemplo, o próprio WinRAR.
 
Lembre-se que ainda é possível instalar outros sistemas operacionais no Windows Virtual PC, como uma imagem do próprio Windows 7, Windows Vista, etc, porém para esses que não são da imagem do XP Mode, você precisa ter licença.
 
Qualquer dúvida, mandem perguntas! Fiquem à vontade para fazer comentários adicionais.
 
Espero que façam bom proveito!
 
Abraços.
Idevar Júnior.
 
 
UPDATE – 27/06/2010: Agora o Windows Virtual PC + XP Mode podem ser utilizados sem a necessidade de hardware virtualization! Confira o meu novo post clicando aqui.
  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: