Afinal, o que é Windows Azure?

Para quem gosta de novidades, principalmente os desenvolvedores de software, como eu (rs), vale a pena testar o Windows Azure, lançado oficialmente pela Microsoft no dia 01/02/2010. Até então, só existia em versão de testes. 
 
 
Do que se trata o Windows Azure? Olhando pelo nome, pode parecer confuso, pois não se trata de um "Windows" como conhecemos hoje. O Windows Azure é a nova plataforma da Microsoft que utiliza conceito de cloud computing (computação na nuvem), oferecendo ferramentas para gerenciamento e hospedagem de dados. Em outras palavras, o desenvolvedor terá somente o trabalho de programar. Toda a infra-estrutura ficaria na "nuvem". Sendo assim, o Azure é um "sistema operacional na nuvem", algo que só funcionará efetivamente nos servidores da Microsoft, que neste contexto, é a nuvem (cloud). Um exemplo prático: posso desenvolver um software em .NET e colocá-lo na "nuvem". Fazendo isso, a minha aplicação fica disponível para uso sem a necessidade da criação de uma infra-estrutura em uma empresa, por exemplo. A idéia é "provar" que, em muitos cenários, se torna muito mais atraente, em questão de custos, uma empresa manter suas aplicações na nuvem do que em servidores próprios. Vale lembrar que, atualmente, em determinadas ocasiões, é muito caro para uma empresa manter sua própria infra-estrutura. Além disso, fica mais caro ainda aumentar ou melhorar a infra-estrutura após implantada. Pior que isso, é depois de tudo, não se precisar de toda essa infra-estrutura montada (caso determinadas aplicações sejam extintas, por exemplo, não necessitando de uma grande estrutura para o funcionamento de tudo).
 
 
Com o Windows Azure, toda a "mudança de infra" fica na própria Microsoft, e a empresa não precisa se preocupar com isso. A Microsoft possui diversos servidores no mundo para gerenciar as aplicações hospedadas. Até o momento, parece que está no México o servidor mais próximo do Brasil rs. Quem já ouviu falar no Amazon EC2 (Elastic Compute Cloud), talvez entenda melhor como funciona o Azure. O EC2 nada mais é que um conjunto de serviços na nuvem disponibilizados pela Amazon.
 
Além do Windows Azure, foram lançados também o SQL Azure (SQL na nuvem), e o AppFabric, um conjunto de tecnologias integradas para a construção e hospedagem de aplicações.
 
O Brasil não fazia parte (ainda) dos países onde o Windows Azure foi lançado. A lista era de apenas 21 países no mundo, entre eles os EUA, a Índia e a Finlândia.
Novidade, e surpresa: o Windows Azure foi lançado no Brasil no dia 12 de abril de 2010! Confira mais informações em:
 
Site oficial do Windows Azure (Internacional): http://windows.azure.com
 
Abraços.
 
  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: