Windows 8, a próxima versão do sistema operacional da Microsoft?

Vamos parar um pouco de falar no Windows 7 e já começar a adiantar o Windows 8??? rs… Isso mesmo. Para quem não sabe, a Microsoft está altamente empenhada no projeto, antes mesmo do lançamento oficial do Windows 7. Tudo o que podemos comentar são apenas especulações da mídia, pois até então, nada foi divulgado oficialmente.
 
O codinome do Windows 8, até o momento, segundo a mídia, é Midori. Não sabemos qual será o nome oficial do próximo sistema operacional da MS.


Ilustração hipotética sobre o “Midori”

Existem muitos boatos correndo na internet, inclusive de que uma build de nome “Windows 8 Pre-Alpha build 7312” estaria no site Connect, disponível aos programadores do Windows. Isso é apenas fake (falso), já confirmado. Cuidado com imagens e vídeos, pois nenhum é confirmado como sendo realmente oficial.
De qualquer forma, com esse nome ou não, o Windows 8 vai existir, e a previsão de lançamento inicial, segundo a mídia, era para o final de 2011. Com o sucesso do Windows 7, muitos especialistas acreditam que o lançamento do próximo sistema operacional da MS acabe sendo “empurrado” para 2012.
 
Abaixo, vou listar algumas das funcionalidades que possivelmente devam estar no projeto do Windows 8, porém um pouco cedo para confirmá-las ao lançamento final, já que tivemos experiências semelhantes no passado. Um bom exemplo foi o sistema de arquivos WINFS, previsto para o Windows Vista, e até hoje nunca lançado, devido a muitos problemas durante os primeiros testes. Quanto ao “possivelmente”, é pelo fato de nada estar confirmado pela Microsoft, mas apenas por especialistas que mostram as tendências do sistema operacional.
 
1. O fim da plataforma 32 bits, plataforma 64 bits como padrão e a introdução à plataforma 128 bits: é provável que a plataforma 32 bits seja deixada de lado, e plataforma 64 bits se constitua como o padrão. Além disso, a Microsoft está apostando em entrar no mercado de 128 bits, que ainda nem mesmo se iniciou aos consumidores finais. Com os problemas que existem sempre em mudanças desse tipo, com certeza serão necessários muitos testes. Se você ainda está com o seu PC usando o Windows 32 bits, imagine saltar para uma versão 128 bits. É bom migrar já para os 64 bits rs… A compatibilidade de drivers deve ser o maior obstáculo. É possível que a Microsoft deva entrar com o conceito de 128 bits no Windows 8 para consolidá-lo no Windows 9.
 
2. Boot instantâneo: isso mesmo. Você sempre pensou em ligar o seu computador e ter o Windows carregado em pouquíssimos segundos? A realidade do boot instantâneo parece estar cada vez mais proxima, já que o Windows 7 está carregando mais rápido que os seus antecessores.
 
3. Multi touch melhorado: a idéia do touchscreen já é realidade há um bom tempo. O Windows Vista permite 2 pontos. Já o Windows 7, 4 pontos de toque. O Windows 8 deverá permitir muitos outros pontos de toque.
 
4. Cloud Computing: esse não é apenas um recurso, mas sim uma tendência. É possível que a Microsoft estenda o uso de computação na nuvem deixando alguma integração direta do Windows Azure no Windows 8. A computação na nuvem já se tornou realidade, e a Microsoft lançou esse ano o Windows Azure (leia artigo que publiquei há alguns posts atrás). Uma integração no sistema operacional é quase certeiro para uma próxima versão.
 
5. Uso de GPU para acelerar ainda mais o sistema operacional: o conceito seria usar o processador de uma placa de vídeo (GPU) para realizar trabalhos do próprio sistema operacional. Parece não ser coisa de outro mundo, porém isso ainda não é muito explorado no Windows.
 
Enfim, é esperar para ver. Com certeza teremos muitas outras novidades, e cada vez saberemos mais sobre o novo sistema. Enquanto isso, vamos nos divertir com o Windows 7 durante algum tempo rs…
 
Um grande abraço a todos.
  1. #1 por Allan em 26 de março de 2010 - 23:55

    É Professor a Microsoft ela nunca brincou em serviço e nunca irá brincar.Ela sempre tem uma carta na manga, e a prova disso é a história da gigante do software.Em contra partida este novo S.O irá demorar um pouco para entrar no mercado, até hoje vi poucas empresas migrarem seu sistema operacional tradicional que é o XP, para Windows 7.Um grande problema encontrado é reconfigurar toda sua estrutura de negocio como por exemplo aplicações que somente rodam no XP para o novo sistema (Win 7).Vale lembrar de um jargão na informática "Não Mexa no que esta funcionando".Não concordo com esta frase, porque a tecnologia é evolutiva.O Novo Sistema vem trazer algumas coisas desafiadoras como ( Plataforma 128 bits), gostaria de ver isso funcionando, pelo menos o HARDWARE.Vamos ver até onde a gigante do software irá chegar.Allan Mac Quinn.

  2. #2 por Idevar em 27 de março de 2010 - 1:54

    Agradeço pelo seu comentário, Allan.Também concordo com você. Muitas empresas estão mantendo o "legado", preferindo realmente não alterar o que já está funcionando. A dificuldade só começa quando existem recursos exigidos e que não estão mais naquele "legado", quando então a empresa resolve mudar.É possível que o Windows XP continue durante um bom tempo. De qualquer forma, com o fim do suporte em breve e as novas exigências de software, as empresas já estão sendo obrigadas a mudar.Agora é esperarmos para ver o futuro que nos aguarda. Um grande abraço.

  3. #3 por Alisson Cristian em 20 de janeiro de 2011 - 9:10

    É , pois é uma ves eu sonhava com o windows XP pra mim ele era tudo , eu tinha o SO Win 98 era muito ruim mas dava para mim fase o basico , Microsoft OFFICE e etc.. , quando eu formatei o SO win XP muita coisa tinha de melhor ,infinita bem dizer , mas logo 1 ano depois chegou o SO win Vista lol , caraca foi uma maravilha um SO tão repleto de drivers softwares , um verdadero SO completaço , mas com o tempo veio as ”criticas” muitas , muitos usuarios insatisfeitos mas eu descordava das criticas , é por q o SO win vista requer um nivel maior de abilidade por ele ser mais completo e automatico em configurações ,a maioria dos usuarios estavam acostumados com versões + antecessoras com a chegada do Win vista mudou d+ podemos dizer q os usuarios não puderam acompanhar a evolução da Microsoft , com a chegada do SO Win 7 foi uma verdadera honra da Microsoft , pois investiram muito bem nunca gostei tanto de um SO como o 7 eu quando tinha o Vista Pensava em troca pelo SO Mandriva Linux , foi uma dificel desisão troca MS pelo Linux mas eu precisei o Vista começou a ter muitas falhas , tempo de Boot fico lento d+ eu tentei pesquisar Bugs no Sistema fiquei 4 meses mas não adianto, agora com o win 7 sem palavras =) , agora eu to ansioso pela chegada do proximo SO da MS com 128 Bits a MS ta chegando a um patamar superior a qualquer SO , estamos a caminho da evolução!!! <- essa frase vale tanto para informatica quanto anos ser humanos. to esperando ansioso por novos artigos sobre o novo SO até.

    • #4 por Idevar em 20 de janeiro de 2011 - 23:03

      Alisson, obrigado pelo comentário. É sempre bom ouvir histórias de uso e feedback dos sistemas operacionais. Também estou ansioso pelo novo sistema operacional. Assim que tiver notícias oficiais, farei artigos. Abraços, Idevar.

  4. #5 por ronald braga curvello em 3 de fevereiro de 2011 - 19:43

    Faz pouco tempo os opositores ao Sr. Gates,sonhavam com a supremacia do GNU/Linux,sem dúvida nenhuma mais seguro que o Windows,porém sua adoçao por emprezas onde grandes somas de capital estao em jogo fica didfícil,pois carece de uma pessoa juridica que seja responsável,por exemplo : aquem reclamatr se o sistema deu tilt e foram perdidos negocios de milhoes ou mais dollares?O GNU?Linux nao tem um “dono”,alguem em que botar a culpa e se justificar perante os acionistas e esperar dele a resposta e a soluçao,ou até mesmo esperar que as pessoas compreendam alegando a desculpa “foi um bug do Windows””é essa porcaria nao presta mesmo”e ficarmos numa posiçao confortável posando de vítimas. Quem quer arriscar o pecoço e perder um emprego muito bem pago por que tomou a decisao de mudar o sistema para Linux???
    Certamente quase ninguem.Fácil de entender quando ate mesmo ,usar uma versao diserente da própria Micro$$oft todos teem medo,veja-se a troca do Windows Xp ,pelo Windows7 ,muito bonsinho mas vamos esperar pra ver….

    Conclui-se que a Micro$$oftn tem um lugar ao sol garantido por muitos anos com ou sem os senhores Gates ou Steve Ballman. Ganhou a fama ee deitou-se na cama.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: