A Guerra dos Navegadores (Browsers). Quem está ganhando agora???

Há praticamente 17 anos, em 21 de abril de 1993, o estudante de computação Marc Andreessen marcou a história dos navegadores. Sem saber o impacto que isso teria no futuro, conseguiu lançar o primeiro navegador (browser) da Web distribuído em larga escala: o Mosaic 1.0. Anos mais tarde, a Netscape já era detentora de tal browser, e prometia ter o melhor navegador do mundo. A Netscape teve seus anos vindouros, e conseguiu o que queria: no mundo todo, não se via falar de outro browser que não fosse a Netscape. Segundo a empresa de pesquisas "Zona Research", em 1994 o Netscape Navigator era usado por 87% dos internautas. Isso atraiu a gigante Microsoft, que em 1995, lançou o Internet Explorer. A força da Netscape não durou muito tempo. Logo a Microsoft "esmagou" completamente o navegador concorrente, e o Internet Explorer virou referência de browser em todo o planeta, chegando as suas estatísticas em cerca de 95% de uso pelos internautas.
 
A pergunta é:
 
E hoje? Como estão as estatísticas de uso dos navegadores? Com outros concorrentes em volta do Internet Explorer (Firefox, Opera, Safari, Google Chrome…) como ficou o mercado de navegadores?
 


Logotipo com sátira, criado por internautas,
ilustrando a "guerra" entre Internet Explorer (símbolo do "E") 
e Firefox (símbolo da "raposa")

Confira a última pesquisa realizada pela empresa Net Applications, referência atual em estatísticas para navegadores Web:
 
Gráfico atualizado até fevereiro de 2010 (clique para ampliar):

Os últimos dados estão com data de fevereiro de 2010. Por aí, notamos que o Internet Explorer continua sendo o líder, com 61,58%, porém já vem seguido do Firefox, com 24,23%, Chrome, com 5,61% e Safari, com 4,45%.
 
Será que a guerra dos navegadores continua? Com o lançamento de diversos outros browsers, o IE com certeza perdeu a grande força que possuía, mas ainda está longe de ser ultrapassado. O fato do próprio Windows possuir o IE instalado, e o seu padrão ser o mais utilizado por todos os sites na internet, ajuda muito na disseminação do browser.
 
E no Brasil? Como andam as coisas por aqui?? rs
Outra empresa renomada, que possui estatísticas no mundo e por regiões, inclusive o Brasil, é a StatCounter GlobalStats:
 
Gráfico atualizado até Março de 2010 (clique para ampliar):
 
Aqui no Brasil, a diferença não é tão grande: O IE está com cerca de 54,12% de usuários. O Firefox vem logo atrás com 33,73%, seguido do Chrome, com 10,77%.
 
É claro que resultados são sempre discutíveis, até mesmo porque dependem muito do modo como foram realizados. Se verificarmos o gráfico no mundo, gerado por essa mesma empresa, o IE aparece com 54,5% dos usuários em fevereiro de 2010, sendo que, pela Net Applications, esse percentual é de 61,58%.
 
É interessante testar vários navegadores para efeitos de comparação. Vou deixar o link dos principais:
 
Internet Explorer (atualmente na versão 8.0):
 
Mozilla Firefox (atualmente na versão 3.6):
 
Google Chrome:
 
Safari (Apple, na versão 4.0):
 
Opera (atualmente na versão 10.50):
 
Para quem quer conhecer ou matar a saudade da última versão final do browser Netscape, lançada em dezembro de 2007 (versão 9.0.0.6):
 
Vamos ver o que vem pela frente!
 
Abraços a todos.
Idevar Júnior.
 
  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: