WINFS: o sistema de arquivos que desapareceu? Ou não??

Alguém se recorda do WINFS? A Microsoft possuía um projeto para criar um novo sistema de arquivos (assim como existe hoje o FAT, FAT32, NTFS, entre outros). Este novo sistema de arquivos se chamaria WINFS. O projeto dizia que este sistema seria lançado em 2006, logo após o lançamento do Windows Vista. Quem fez os testes da versão beta, chegou a sentir o "gostinho" desse novo sistema. Até o momento, nada foi lançado, e muitos duvidam que esse projeto ainda esteja de pé.
 
Afinal, o que aconteceu?
 
Não se pode dizer que o projeto do WINFS foi cancelado ou abandonado. Ele simplesmente não foi finalizado. A Microsoft resolveu paralisar o projeto, mas tudo que se criou com o WINFS, acabou sendo aplicado em novos produtos, como o SQL 2008, o próprio Windows Vista e, mais recentemente, no ADO.NET (integrante do Visual Studio 2008). A verdade é que o WINFS acabou sendo "quebrado" e redistribuído com outros produtos. A tecnologia continua sendo usada, mas o tão esperado sistema de arquivos não tem previsão de ser lançado. Aliás, a Microsoft nem promete ainda lançá-lo.
 
Apenas para que entendamos, o WINFS prometia ser um sistema de arquivos com um armazenamento de dados sem nenhuma relação com os sistemas atuais. Tecnicamente falando, o lugar onde colocamos arquivos se tornaria inútil, pois o WINFS se concentraria muito mais no conteúdo do que no invólucro, oferecendo sempre uma lista de dados atualizada de acordo com a solicitação do usuário. Em comparativo, imagine que seria de uma forma como se todos os seus arquivos ficassem gravados em um banco de dados. Esse é um conceito totalmente inovador. As buscas seriam extremamente rápidas. O problema é que a gama de incompatibilidades e problemas foi um pouco grande. A versão beta mostrava isso.
 

Quentin Clark foi a líder da equipe de desenvolvimento do WINFS. Para conferir mais informações, você pode visitar o blog oficial do WINFS:
http://blogs.msdn.com/winfs/

O último post dele foi em 26 de junho de 2006.

Quem sabe um dia esse sistema de arquivos seja finalizado. Com certeza será uma grande inovação na informática e nos sistemas operacionais.

Abraços,
Idevar.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: