RAF 2010 – Cobertura do Primeiro Dia

Não poderia ser melhor. O primeiro dia do RAF 2010 foi ótimo. Cheguei ao evento cerca de 9h, junto aos meus amigos arquitetos da empresa onde trabalho.
 


Eu, no auditório principal do evento

Tudo começou com uma sessão geral: uma palestra com o arquiteto Lalo Steinmann (Microsoft Certified Architect). O tema era "Desafios Correntes da Arquitetura" Na abertura, Lalo falou bastante sobre os aspectos da arquitetura de sistemas e de infra-estrutura, e os impactos e influências que elas desempenham dentro do âmbito empresarial de TI.
 

 
À esquerda, Lalo Steinmann (Microsoft Certified Architect). À direita, sala do coffee break do evento.

Após o famoso coffee break, tivemos a conhecida mesa redonda. Cada um escolheu o tema que gostaria de participar. Eu escolhi o tema "Desafios na integração entre áreas DEV e INFRA", com o arquiteto Markus Christen, que atua na Microsoft há mais de 10 anos. Foi muito bom. Pude trocar experiências com diversos arquitetos e desenvolvedores. Um fato importante nessa mesa, apontado pelo Markus, foi a falta de público de infra-estrutura. Não havia ninguém! Todos eram arquitetos ou desenvolvedores. "Onde está o pessoal de IT???", dizia ele. "Será que eles não precisam evoluir, assim como os desenvolvedores?", ressaltou. Realmente existe um certo problema a respeito. Em várias empresas, a área de Infra está estagnada, sem evoluções. A famosa Infra que apenas cuida de hardware acabou. Hoje, configurações de serviços, como WCF, ou a configuração de um site, como o arquivo WEBCONFIG, deveriam ser tarefas de Infra, mas acabam caindo na mão de desenvolvedores e/ou arquitetos. 

Após a mesa redonda, almocei com os amigos no Shopping Nações Unidas. Tudo pago pela Microsoft. Ótimo momento para colocar o papo em dia e conhecer novas pessoas.
 
Voltando, entramos em uma nova mesa redonda. Desta vez, escolhi o tema "Computação de Alto Desempenho", com Carlos Hulot. Conversamos sobre vários conceitos, como paralelismo, cloud computing, entre outros.
 
Novo coffee break. Fomos para a sessão geral de finalização, com o Professor Doutor Jorge Risco Becerra, que é pesquisador do Laboratório de Tecnologia de Software (LST) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. Acredito que tenha sido a melhor palestra do dia. O tema foi "Modelo de educação continuada do arquiteto baseada na evolução da arquitetura corporativa de TI". Um dos fatos interessantes foi ter uma palestra com um Professor, que além de acadêmico, possuía sólidos conhecimentos no mercado corporativo de TI. Pareceu realmente uma aula, onde todos éramos alunos. Ele chegou até a brincar: "Estou me comportando como um Professor…", pela maneira como ele explicava. Muito se discutiu sobre as funções de um arquiteto, a carreira de um arquiteto, onde o arquiteto deve ou não se envolver.
 

Professor Doutor Jorge Risco Becerra
 
Por fim, a minha avaliação sobre esse primeiro dia foi muito positiva! Amanhã tem mais! Teremos uma mesa redonda com Miguel Ferreira, executivo da Microsoft que possui o cargo importantíssimo de Program Manager, no time de Sistemas Operacionais da Microsoft Corporation. Veja bem: Corporation. Isso significa que ele não responde à Microsoft Brasil, e sim à Microsoft Corporation (que é nos EUA). A equipe de beta-testers da qual eu pertenço, denominada mini-beta, foi justamente criada pelo Miguel Ferreira. Com certeza estaremos lá, pois o tema tem tudo a ver: "Desafios na construção de um sistema operacional".
 
Confira aqui todas as novidades e fotos! E não esqueça do meu twitter (idevarjr). Estou colocando tudo lá, quase em tempo real. As fotos do RAF 2010 estão disponíveis no meu álbum.
 
Um forte abraço a todos.
Idevar Júnior
  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: