Como foi a palestra de Steve Ballmer na USP!

"Developers, developers, developers, developers!"…. Não, não… antes de alguém me perguntar se o nosso caro amigo Steve Ballmer entrou na USP gritando as suas famosas palavras dos antigos vídeos que podemos encontrar no YouTube, já vou avisando que isto não aconteceu rs.. Aliás, acredito que, desde que ele assumiu o cargo de CEO da Microsoft, não esteja mais fazendo isso. A última vez que o vi e que todos esperavam esta atitude foi no Teched 2008. Isso ocorreu na ocasião, mas de forma bem mais discreta rs…
 
Assistir a uma palestra com Steve Ballmer é sempre uma coisa inesquecível e aquele tipo de oportunidade imperdível. Steve disse que ainda hoje, aqui no Brasil, esteve em Brasília, antes de vir para São Paulo. Vida corrida!
 
Eu filmei uma parte da palestra e tirei diversas fotos. As fotos estão no meu álbum, e alguns vídeos estão no meu canal do YouTube (www.youtube.com.br/igsjunior) e também abaixo.
 


Foto que tirei de Steve Ballmer, durante palestra na USP

Steve estava bem animado. "Estou aqui para falar sobre algo que muito nos entusiasma em tecnologia." Essa foi a frase inicial de um discurso que durou cerca de 1 hora e meia, perante muitos estudantes da USP e convidados especiais. Auditório lotado para 350 pessoas, com fila de espera do lado de fora. Muitos não puderam assistir ao evento tão esperado. Ballmer saudou os Student Partners presentes na platéia, que segundo ele, são pessoas importantes para a ligação entre a Microsoft e as universidades.
 
Apesar do foco ser Cloud Computing, Ballmer falou muito sobre o futuro da tecnologia. Em um determinado momento, mostrou um vídeo da Microsoft onde aparecem diversas pessoas utilizando recursos que hoje ainda não existem ou estão em projeto, como a tecnologia touch-screen amplamente usada nas ruas, equipamentos com exposição holográfica, entre outros.
 

        

Steve mostrou seu "brinquedinho": um novo "notebook" da Sony que pesa bem menos de 1 quilo e que ainda não está à venda. Ele também aproveitou para fazer algumas brincadeiras de disputa entre brasileiros e argentinos, quando comentou sobre o Projeto Natal (XBox 360), que sairá ainda este ano e permitirá uma interação total entre o usuário e a TV, através de uma câmera.
 

   

Tudo o que Ballmer falou, associou ao Cloud Computing, citando várias vezes o Windows Azure, recentemente lançado também no Brasil, no dia 12 de abril de 2010. Ballmer abordou, em todo o discurso, 5 pontos chave que ele considera quando falamos em Computação na Nuvem:
  1. A nuvem cria oportunidades e responsabilidades
    "Quando falamos em nuvem e internet, estamos falando em mais troca de dados, ou seja, mais pessoas precisam ser gerenciadas, e mais oportunidades surgem. Não é só isso. Precisamos de pessoas com maiores responsabilidades, e no mundo existem mais pessoas como eu, trazendo inovação. Nossa indústria é criativa."
  2. A nuvem aprende e o ajuda a aprender, decidir e executar uma ação
    "Coletamos pesquisas e dados. A nuvem deve lhe ajudar e mostrar o que fazer. Hoje e ainda mais no futuro, teremos tudo isso sendo usado por milhares de pessoas, em tempo real."
  3. A nuvem "abraça" suas interações sociais e profissionais
    "Como os profissionais de direito, finanças, entre outros, se conversam? Como eles se interagem? Precisamos melhorar todo esse processo. O mundo com o qual nos comunicamos será modificado."
  4. A nuvem quer dispositivos (devices) inteligentes
    "A tecnologia deve evoluir com ênfase em aproveitar o melhor da nuvem. Para isso, teremos novos dispositivos capazes de absorver todo esse conceito".
  5. A nuvem lidera avanços em servidores que lideram a nuvem
    "Existe uma grande complexidade em infraestrutura. Criávamos servidores, e hoje, data-centers. Há muita inovação chegando, e a Microsoft possui produtos-chave para atender a essa demanda, entre eles o Sharepoint, Windows Server, Windows Azure, Windows Live e Office".


Eu, poucos minutos antes da palestra hehehe…

Uma parte grande da palestra foi destinada à demonstração do novo Windows Live Messenger, que deverá sair dentro de alguns meses. Para se ter idéia, é a primeira vez que a Microsoft demonstra a nova versão do software. No mundo todo, o Brasil foi escolhido, hoje, 28 de março de 2010, para tal demonstração. Segundo a Microsoft, o programa envia 10 bilhões de mensagens todos os dias, e o Messenger faz parte da vida dos brasileiros. Hoje ele é responsável por 25% dos minutos gastos na internet no Brasil.
 
O novo Windows Live Messenger integrará redes sociais como Linkedin, MySpace e Facebook, permitirá o envio de mensagens offline com vídeos, chat em alta definição e full screen, compartilhamento de vídeos on-line (ex.: YouTube) e imagens, utilizando recursos do Windows 7, como a busca federada (integração do Bing).  
 

   

Uma parte engraçada foi quando Ballmer chegou a se referir ao iPhone, na resposta em que ele estava dando a um participante, durante a sessão de perguntas. Ele apenas fez uma citação, mas a platéia ficou naquele clima de ansiedade, esperando o que ele diria a respeito. Steve disse mais ou menos assim: "Muitos dizem que as pessoas gostam do browser do iPhone (pausa)… tire a sua própria conclusão. As pessoas preferem softwares construídos para oferecer novas possibilidades a um equipamento, um software que permita e aproveite o máximo do equipamento, podendo crescer em novidades, e não necessariamente um browser para celulares. A Microsoft está investindo nisso."
 
Sem dúvida, foi um evento fantástico e que valeu a presença! Quando saímos do evento, Steve ficou para cobertura exclusiva com a imprensa.
 
Essa mesma palestra foi apresentada semelhantemente em outros países. No Brasil, a USP foi escolhida! Que bom!!! rs
 
Confira o meu álbum de fotos do evento aqui.
 
Atualizado: a Microsoft liberou o vídeo na íntegra com a apresentação de Steve Ballmer no Brasil!
Confira. Entre no link abaixo e escolha os vídeos na parte inferior da página:
 
Atualizado: meu amigo, Professor Gustavo Moreira, da Uninove, contribuiu também com este meu artigo, fornecendo novas fotos.
Confira o novo álbum clicando aqui.
 
Um grande abraço a todos,
Idevar Júnior.
  1. #1 por Caroline em 29 de abril de 2010 - 4:44

    Inesquecível mesmo! Esperamos que continuem surgindo sempre oportunidades imperdíveis como essa, ne? Muito legal! Continue postando no Blog, pois sou sua maior fã…

  2. #2 por Odila em 29 de abril de 2010 - 12:08

    Pelo jeito o evento foi muito bom, principalmente porque teve a oportunidade de saber das novidades em primeira mão.Ballmer, excelente profissional e palestrante conseguindo cativar a atenção de todos os presentes. Vamos aguardar o novo Windows Live Messenger, que provavelmente será um sucesso!Idevar, continue aproveitando todas essas oportunidades. Abs

  3. #3 por Gustavo em 13 de maio de 2010 - 19:44

    Grande Idevar!Gostei muito de sua resenha sobre a palestra do Steve Ballmer. Ela retratou exatamente qual foi o objetivo do evento. No meu ponto de vista, o foco da apresentação foi em uma visão futurista da computação em nuvens e, principalmente, na futura possibilidade de desenvolver dispositivos virtuais sobre a plataforma Windows Azure.Um abraço!Gustavo Calixto

  1. Debate na Uninove sobre Redes Sociais x Relações Humanas « Blog do Idevar Junior [MVP]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: