TechBeta Program / Mini-Beta Program – Meus presentes da Microsoft

Muitos me perguntam como funciona o programa de Beta-Tester da Microsoft. Todos eles são gerenciados pelo site do Connect (http://connect.microsoft.com). De lá, sempre aparecem novidades para se entrar em alguma "conexão", isto é, algum programa de beta-tester da MS, como por exemplo, Windows Live Messenger, Visual Studio .NET, etc. No caso do Windows, raramente se abrem oportunidades ao público, pois trata-se de um programa bem mais fechado, que é justamente do qual participo.
 
Faço parte de uma equipe que pertence a 2 programas:
  • TechBeta Program: programa internacional, gerenciado pela Microsoft Corporation (EUA). Neste programa, participam pessoas do mundo inteiro, incluindo vários países.
  • Mini-Beta Program: programa regionalizado (por país). No caso do Brasil, trata-se do Windows brasileiro (funcionalidades e tradução). gerenciado pela Microsoft Corporation (EUA), usando também a Microsoft Brasil (como os laboratórios e salas de reunião, por exemplo). Neste programa, participam apenas brasileiros (cada país possui o seu próprio programa "Mini-Beta Program"). Atualmente, no Brasil, existem apenas cerca de 30 beta-testers participando deste programa, realmente ativos. Por isso falei que se trata de um programa mais restrito.
Para qualquer um dos programas, tenho que reportar os bugs através de um sistema (Beta Client), que é ligado diretamente à uma base de dados da Microsoft Corporation. Cada bug é analisado por uma equipe especializada (não necessariamente americana – existem várias células espalhadas pelo mundo). Tenho o feedback de cada um deles, onde recebo uma resposta da MS dizendo se o bug será corrigido, se o bug não existe ou se é apenas "by design" (do próprio projeto, ou seja, não é considerado um bug). Os bugs incluem funcionalidades e a própria tradução para o português brasileiro. Na ocasião do Windows Vista, reportei cerca de 100 bugs. Para o Windows 7, reportei cerca de 150 bugs. Com isto, mantive a minha colocação entre os 10 brasileiros a reportarem mais bugs de qualidade, o que me garantiu inclusive ganhar belos brindes da Microsoft, como camisas e jaquetas exclusivas do time, o Windows Vista Ultimate e o Windows 7 Ultimate (originais, PT-BR, na caixa), além das versões americanas.
 
Acho que nunca mostrei as caixas do Windows que já ganhei da Microsoft. Segue foto.. êêê, cara de feliz! rs…
 

 

Nos últimos testes do Windows 7, também recebi uma carta da Microsoft com o seguinte texto:
 
————————————————————————————
São Paulo, 03 de Fevereiro de 2010.
 
Prezado Beta-Tester Idevar Jr.,
 
Em nome da Microsoft, gostaríamos de agradecer sua excepcional
participação no programa de Beta-Teste do Windows 7 Português do Brasil.
 
Foi uma grande satisfação contar com sua dedicação durante as
semanas que o programa foi executado.
 
Estamos enviando uma unidade comercial do Windows 7 Ultimate PT-BR,
em reconhecimento ao seu destaque na qualidade dos feedbacks enviados.
 
Esperamos contar com sua valiosa participação nos próximos programas
de Windows no Brasil!

Windows Product Planning and Ecosystem


————————————————————————————

 
É com grande prazer que faço parte deste time. Sempre recebo uma notificação de quando o programa beta se inicia, e ter as versões beta em mãos antes mesmo de chegarem ao público é muito bacana, principalmente pelo fato de poder ajudar a Microsoft em sugestões e bugs encontrados, antes do lançamento final.
 
É isso aí! Agora só estou aguardando a próxima versão do Windows para começar tudo de novo : )
 
Abraços,
Idevar.
  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: