Projeto Tuva – Microsoft Research

Você conhece o Projeto Tuva?

Em meio a um mundo onde a cultura, na internet, muitas vezes não é procurada como deveria, ou não utilizada, vale a pena ver uma luz acendendo fortemente na área.

O Tuva tem tudo para ser o projeto modelo: começou há 20 anos, quando Bill Gates curtia os filmes do Professor Dr. Richard Feynman (1918 – 1988), premiado com o Nobel, e um dos pioneiros da Eletrodinâmica Quântica. Os filmes eram palestras, onde Dr. Feynman explicava conceitos de física com uma clareza e didática admiráveis, tanto que atraía e conseguia prender a atenção de qualquer um, até mesmo de pessoas com a mínima noção ou interesse pelo assunto. Por isso, ainda hoje, Dr. Feynman é considerado um dos divulgadores científicos mais populares do mundo.

Após 20 anos, Bill Gates conseguiu o que queria: a tecnologia para a distribuição das aulas (produzidas pela BBC) e os direitos autorais para isso.

Assim surge o Projeto Tuva, uma plataforma de aulas interativas, que permite comentários de especialistas, ferramentas para anotações, entre outros. O Projeto Tuva possui nada mais, nada menos, que 6 horas de apresentações do Dr. Feynman. Com certeza, é uma ótima iniciativa para projetos acadêmicos.

Apenas como curiosidade, Dr. Feynman chegou a passar vários meses no Brasil, entre 1951 e 1952, lecionando como convidado de Jayme Tiommo no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro. Existem livros dele traduzidos e publicados no Brasil.

Cuidado: se não tiver as 6 horas disponíveis, nem entre no link. Dr. Feynman pode fazer você virar um fanático por física! rs…
http://research.microsoft.com/apps/tools/tuva/

Após entrar no site, para ver os vídeos, clique, no meio da janela, em “Featured Video Series”. Lá, escolha a aula e divirta-se.

Um grande abraço a todos,
Idevar.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: