Como foi o Treinamento de Windows Phone 7 (“Mango”) na Microsoft

Pessoal,

Antes de iniciar, gostaria de notificar que também publiquei este post no nosso site da Comunidade Raptors: http://www.raptors.com.br/?p=514.

No dia 10/07/2011, participei de um evento importantíssimo promovido pela Microsoft Brasil. O primeiro treinamento de Windows Phone 7. O foco do evento foi demonstrar a nova versão “Mango”, lançada oficialmente no Brasil no dia 24 de maio deste ano. Confira maiores informações sobre o lançamento no blog oficial do time de Windows.

Abertura do Evento WP7

Abertura do Evento WP7

Dos líderes da Comunidade Raptors, estavam presentes eu (Idevar Junior) e Gleisson Ricardo. E não posso deixar de citar o nosso grande mestre Raptors e Program Manager da Microsoft, Miguel Ferreira, que também apareceu por lá! rs. Vou falar um pouco sobre o evento e, posteriormente, sobre algumas novidades apresentadas.

Primeiramente, gostaria de ressaltar alguns pontos que marcaram mais uma vez a alta qualidade do evento:

  • os participantes foram limitados para um grupo mais reduzido de pessoas (influenciadores e Microsoft MVPs). Essa escolha visou uma primeira impressão sobre o produto, para que pudéssemos todos participar de forma ativa, com perguntas e discussões. Além disso, o fato de termos praticamente 100% de desenvolvedores presentes, proporcionou uma maior discussão técnica, permitindo um aproveitamento máximo.
  • participação de desenvolvedores de Windows Phone (que inclui o Windows Mobile), Android e iOS (iPhone), o que permitiu grande levantamento de ideias e discussões sobre a plataforma.
  • o evento foi realizado em um ótimo auditório, com ferramentas de alta performance para exibição e demonstração do sistema, cumprindo toda a agenda prometida, além dos intervalos para networking, coffee break e almoço, tudo coberto pela própria Microsoft.
  • palestras realizadas com participação exclusiva do gerente de produto do Windows Phone 7 no Brasil (Decio Farias), além dos principais integrantes das comunidades técnicas da Microsoft, como João Paulo Clementi (JP – líder de programa MVP no Brasil), Fabio Hara (TechNet), Fernando Martin (conhecido também como “Caverna” – MSDN), Murilo Curti (MSDN), Rogério Cordeiro (Developer Evangelist), Vitor Ciaramella (Developer Evangelist), entre outros.
  • conteúdo de alta qualidade, completamente atualizado e recheado de novidades, incluindo a nova versão “Mango” (também chamada de Windows Phone 7.1).
Decio Martins - Gerente de Produto do Windows Phone 7 no Brasil

Decio Martins - Gerente de Produto do Windows Phone 7 no Brasil

Sobre o conteúdo apresentado, como já tenho um aparelho Samsung Focus com Windows Phone 7 há cerca de 6 meses, foi interessante ouvir e comparar o que está por vir na plataforma. Dentre as muitas novidades, gostaria de destacar:

  • multitarefa: um recurso inicialmente criticado pela mídia, pela sua falta (particularmente, julgo um fato normal, por ser início da plataforma, e já que praticamente todos os celulares partiram sem isto, assim como o famoso copiar – colar). O multitarefa da versão Mango está realmente sensacional, lembrando muito os recursos de Aero do Windows 7.
  • banco de dados: um dos momentos mais importantes foi a demonstração do código-fonte para leitura e gravação do “Isolated Storage” (assim conhecido), que trata-se de um tipo de banco de dados primitivo. Desta forma, criar e armazenar informações localmente ficou muito mais fácil.
  • acelerômetro, bússola, giroscópio, GPS: manipular estes elementos ficou mais mais simples. A Microsoft criou o primeiro emulador que permite você depurar, por exemplo, o acelerômetro, sem a necessidade do aparelho conectado ao computador. O emulador ainda permite a realização dos movimentos do aparelho, com o uso do mouse, e a gravação para repetição posterior. Além disso, uma nova métrica da combinação destes elementos foi criada, de forma que o desenvolvedor posso utilizá-la unicamente ao invés de ter que controlá-las separadamente.
  • integração das redes sociais: o Windows Phone 7 já foi criado com este propósito, e com o Mango, espera-se que essa integração seja ainda maior. Skype, Windows Live Messenger, Facebook, Twitter, e até mesmo as mensagens SMS, devem se tornar algo sempre único e compartilhado. Aqui vai uma observação importante e levantada em questão: hoje, o WP7 não permite filtrar os contatos separadamente do Facebook, Live Messenger, local, etc, o que torna este recurso ainda um pouco complicado de se usar. Na nova versão, estes contatos podem ser organizados e filtrados de forma mais satisfatória.

Ao final do evento, os MVPs participaram de uma reunião exclusiva, que permitiu uma afinamento ainda maior com o time de produtos.

Foi muito legal conhecer outros líderes de comunidade presentes, incluindo a Marcela M. Peres, da Comunidade #ITGirls MM’s.

Idevar Junior (Raptors) e Marcela M. Peres (#ITGirls MM's)

Idevar Junior (Raptors) e Marcela M. Peres (#ITGirls MM's)

A Microsoft disponibilizou as apresentações feitas no evento!
Para o download, clique aqui.

Em breve, farei um post exclusivo sobre o Windows Phone 7, apresentando o aparelho Samsung Focus, considerado hoje o mais fino, leve, e melhor hardware de WP7 do mercado.

Abaixo, algumas outras fotos do evento:

Fernando Martin (Caverna - MSDN) - Evento Windows Phone 7

Fernando Martin (Caverna - MSDN) - Evento Windows Phone 7

Rogério Cordeiro (Developer Evangelist)

Rogério Cordeiro (Developer Evangelist)

Arquitetura - Frameworks - Windows Phone 7

Arquitetura - Frameworks - Windows Phone 7

Caverna (Fernando Martin - MSDN)

Caverna (Fernando Martin - MSDN)

Fabio Hara (TechNet)

Fabio Hara (TechNet)

Murilo Curti (MSDN)

Murilo Curti (MSDN)

Almoço com a Galera - Miguel Ferreira, primeiro à esquerda, e Idevar Junior, primeiro à direita

Almoço com a galera - Miguel Ferreira, primeiro à esquerda, Idevar Junior, primeiro à direita, e vários outros MVPs ao fundo, como Jamil, Claudenir e Bruno Sonnino

Vitor Ciaramella (Developer Evangelist)

Vitor Ciaramella (Developer Evangelist)

Um abraço a todos!
Idevar Junior.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: