Busca Federada continua no Windows 10: um recurso pouco divulgado, mas muito útil!

Muita gente ainda não conhece um recurso muito interessante que a Microsoft implementou no Windows 7, e que continua ativo desde então, passando pelo Windows 8, Windows 8.1, e agora no Windows 10. Eu falei a respeito deste recurso na ocasião do lançamento do Windows 7, como vocês podem conferir aqui.

Vale a pena revermos este recurso, até porque naquela ocasião eu não passei algumas outras dicas para utilizá-lo. Basicamente, a Busca Federada, para o usuário final, permite a busca de objetos (textos e imagens) em um site da internet (ou em uma rede) diretamente através da pesquisa do Windows, como se a busca fosse local, no seu disco rígido.

A tela a seguir demonstra uma pesquisa de textos sendo feita no meu site, diretamente na janela de pesquisa do Windows 10. Observe que digitei o termo “palestra”, na pesquisa do Windows, no conector “Blog do Idevar”, e apareceram os resultados das minhas publicações. Clicando em qualquer uma delas, sou direcionado ao link correspondente.

BuscaFederadaWindows10Idevar

Agora veja uma outra tela onde faço a pesquisa de imagens no site DeviantArt (isso mesmo, e consigo inclusive arrastar, copiar e colar qualquer um dos arquivos no HD!). Pesquisei o termo “Lamborguini”. É possível clicar em uma das imagens, defini-la como papel de parede, copiá-la para meu disco, ou qualquer outra ação do Windows sobre arquivos:

BuscaFederadaWindows10Idevar2

A Busca Federada introduziu o conceito de “conectores de busca”. Esses conectores são criados usando um arquivo “.osdx” (Open Search Description). A execução de um arquivo .osdx cria uma novo conector de buscas no cliente e o coloca nos favoritos do Windows Explorer. Para entendermos melhor, o arquivo .osdx define como se deve consultar o servidor e qual o formato de retorno. A busca é feita por uma requisição HTTP no servidor. O resultado chega como RSS, recuperado do servidor. É possível implementar essa pesquisa também em servidores de rede. Desse modo, dizemos que a busca federada utiliza o protocolo OpenSearch, que nada mais é que um protocolo simples, baseado em RSS & ATOM.

Faça o download de alguns conectores que disponibilizei aqui, arquivo “Busca Federada Windows 10.zip”: Conectores de Busca Federada para Windows

 

Após descompactar o zip, abra o arquivo “Idevar.osdx” em um editor de textos (Bloco de Notas). Você encontrará algo assim:

<?xml version=”1.0″ encoding=”UTF-8″?><OpenSearchDescription xmlns=”http://a9.com/-/spec/opensearch/1.1/&#8221; xmlns:ms-ose=”http://schemas.microsoft.com/opensearchext/2009/”&gt;
<ShortName>Blog do Idevar</ShortName>
<Description>Busca dentro do blog.</Description>
<Url type=”application/rss+xml” template=”http://search.live.com/results.aspx?q={searchTerms}+site%3Aidevar.wordpress.com&amp;count=50&amp;format=rss”/>
</OpenSearchDescription>

O segredo está em utilizar o Search Live para a busca, como você observe acima na tag “template”. Para fazer a busca no seu próprio site, troque o link em vermelho acima por um outro link.

Efetue um duplo clique no arquivo .osdx (observe que o arquivo possui um ícone indicando ser um conector de busca), e responda SIM para a pergunta de instalação.

Pronto! Seu conector de busca já está criado! Para acessá-lo, entre no Iniciar -> Computador. Veja que, ao lado esquerdo da janela, no “Favoritos”, e também na pasta “Pesquisas”, consta o “Blog do Idevar” (ou o nome que você colocou). Basta clicar nele e começar a sua busca!

Agora a parte mais legal. Execute o arquivo “DeviantArt.osdx”.

Explicando: este arquivo é um conector de arquivos de imagens direto ao site DeviantArt.com. Na pesquisa, que aparecerá como a última figura que coloquei neste artigo, mais acima, você pode copiar e colar imagens, definir como papel de parede, tudo como se estivesse fazendo uma busca no seu HD.

Fiquem à vontade em fazer comentários abaixo e colocar links para os seus conectores de busca!

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: