Instalando o Windows 10 via pendrive!

Olá, galera e fãs do Windows 10!🙂

Muita gente está me perguntando sobre como instalar o Windows 10 via pendrive, já que muitas máquinas não contam mais com unidades de DVD, principalmente os laptops menores. A solução é muito simples, e é exatamente a mesma aplicada para o Windows 7 e para o Windows 8 / 8.1, dos quais escrevi alguns artigos nos anos anteriores.

Vamos lá: primeiramente, você precisará da ISO do próprio Windows 10, é claro. Se você ainda não tem esta ISO, faça o download do próprio site da Microsoft clicando aqui.

Existem 2 maneiras para o passo 2. Vou explicar a mais simples, através de software, e depois a maneira mais complexa, através de linha de comando.

Extraindo a imagem para um pendrive através do Windows USB/DVD Download Tool

Você precisará de uma ferramenta que extraia a imagem bootável para um pendrive. Indico a ferramenta da própria Microsoft: Windows USB/DVD Download Tool. Note que esta ferramenta também pode gerar um DVD do Windows, caso você queira.

Após instalar a ferramenta, você vai notar que o nome, no menu Iniciar, consta como Windows 7 USB DVD Download Tool. Não se preocupe. Esta ferramenta foi desenvolvida na época do lançamento do Windows 7, porém no próprio link de download existe a descrição de que pode ser utilizada para as versões posteriores do sistema operacional.

Lembre-se de que o conteúdo do seu pendrive será apagado, portanto faça o backup antes!

Na primeira tela, basta selecionar a imagem ISO que você baixou, clicando em Browse. Depois disso, o programa solicitará a unidade de seu pendrive. Pronto! Aguarde alguns minutos e seu pendrive já terá o boot com a imagem do Windows 10. Agora basta iniciar a máquina que deseja alterando a inicialização da BIOS para a unidade USB.

Extraindo a imagem para um pendrive através de linha de comando

Para os mais “geeks”, existe uma forma de executar o passo através de linha de comando. Cuidado com o passo-a-passo, pois se você escolher a unidade incorreta, pode apagar o que não quer!

  1. Entre no Prompt de Comando do Windows como ADMINISTRADOR (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> botão direito do mouse sobre “Prompt de Comando”, Executar como Administrador).
  2. Digite diskpart
  3. Digite o comando list disk
  4. Digite select disk X (onde X = número do disco do seu pendrive, que consta na lista)
    (muito cuidado!! Se você escolher o número da unidade errada, poderá acabar com a sua partição. Se não tiver certeza de qual é, observe pelo tamanho ou retire o pendrive e entre novamente com esse comando para notar qual é a unidade que sumiu)
  5. clean
  6. create partition primary
  7. active
  8. format fs=fat32 quick (ou format fs=ntfs quick, caso prefira partições NTFS)
  9. assign
  10. exit

Diskpart

Pronto! Aguarde a geração da imagem em seu pendrive.

Abraços e até o próximo post,
Idevar.

  1. #1 por Adenir em 13 de novembro de 2015 - 19:33

    Muito bom…

  1. Criando uma mídia de instalação do Windows 10 usando o Media Creation Tool | Blog do Idevar Junior [MVP]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: