Como editar o arquivo ‘hosts’ no Windows 10

Quando digitamos uma URL em um navegador em nossa máquina local, o primeiro arquivo a ser verificado antes da busca deste site é o arquivo hosts. Se o site acessado já tiver referência dentro deste arquivo, o processo de consulta DNS não precisa ser feito, pois o que vale é o IP configurado dentro deste arquivo. Isto pode ser útil quando você precisa testar uma URL sem que você tenha migrado ainda o conteúdo real de um site para este endereço, por exemplo.

Vejamos o funcionamento na pratica:

O meu site, aqui do blog, tem o endereço http://www.idevar.com.br. O ip real deste site é 200.160.2.95 (pelo menos no momento desta publicação). Como eu sei disso? Basta efetuar um ping nesta URL via prompt de comando:

1. No menu Iniciar, digite CMD e efetue o [ENTER]
2. Digite ping http://www.idevar.com.br

Muito bem. Sendo assim, quando eu digito http://www.idevar.com.br, o processo de consulta DNS na web é realizado e o IP 200.160.2.95 é descoberto, e desta forma, o site é carregado. E se eu quiser apontar este endereço “forçadamente” para outro IP, somente quando eu estiver na minha máquina? Basta efetuar o apontamento pelo arquivo hosts, conforme abaixo.

3. Digite notepad (ou Bloco de Notas) no menu Iniciar , clique com o botão direito e escolha Executar como administrador.

4. Abra o arquivo C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts

5. Coloque uma linha nova no final do arquivo, com o IP “forçado” para a URL, seguida da URL. Neste caso, coloquei:

20.123.34.54 http://www.idevar.com.br

6. Efetue novamente o ping para o endereço http://www.idevar.com.br. Observe que o IP não é mais 200.160.2.95, e sim, o novo 20.123.34.54 que coloquei no hosts. Este IP não existe, tanto que o ping não alcançou o endereço – tempo limite de resposta esgotado (pelo menos quando montei esta publicação).

Portanto, se eu entrar no navegador e digitar a URL do meu site, não será carregado:

Se quiser garantir também a utilização sem o “www”, adicione mais uma linha com o IP e coloque o site sem o www (exemplo: idevar.com.br).

IMPORTANTE: diversos ataques de malware são realizados através da modificação do arquivo hosts sem o conhecimento do usuário. Já houve casos de redirecionamento de sites de bancos para site falsos e “idênticos”, como se fossem espelhos do site original, porém capturando senhas e dados confidenciais ao digitá-los. Por exemplo, um malware pode alterar o IP quando você tentar acessar o site http://www.itau.com.br, direcionando você a um site de um falso banco Itaú, sem que você note esta mudança, visto que o endereço na URL do navegador estará correto. Por isso, mantenha sempre o seu anti-vírus atualizado (o Windows Defender, no Windows 10, já verifica modificações realizadas no arquivo hosts por manipulação externa de apps), e confira sempre se você está acessando um site seguro (cadeado).

Um grande abraço e até a próxima!

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: