Conheça e configure a Interface Unificada no Dynamics 365

Ultimamente as comunidades técnicas tem discutido muito a timeline para implementação da Interface Unificada (ou UCIUnified Client Interface) no Dynamics 365. Do que estamos falando? A partir de setembro/2018, a interface unificada ganhou força, pois qualquer nova organização criada dentro do Dynamics já veio com esta interface habilitada por default. Até então, o Dynamics sempre foi conhecido pela sua Interface Clássica (ou Classic Interface), que vinha aos poucos se tornando alvo de algumas críticas e solicitação de mudança pelos seus usuários.

Exemplo de telas na interface clássica:

 

Agora veja exemplos de telas na nova interface unificada (moderna):

O ganho de interface é nítido já em uma primeira impressão. Porém, a interface unificada não transforma apenas a interface clássica para ficar mais “bonitinha”. Veja algumas características importantes da nova interface:

  • Plataforma única e responsiva, independente do dispositivo: os usuários esperam poder trabalhar de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. A interface unificada é uma experiência orientada por metadados com controles criados em uma estrutura extensível que fornece uma experiência uniforme entre clientes móveis, incorporados e da web. A exibição do aplicativo reflete o tamanho da tela em uso. Foi disponibilizada a app Dynamics 365 for Phones tanto na PlayStore (Android) como Apple Store (iOS).
  • Aplicativos controlados por modelos do PowerApps (Model-driven): O design de aplicativo controlado por modelos é uma abordagem com foco em componentes para desenvolvimento de aplicativos. Juntamente com a Interface Unificada, ajuda a simplificar a experiência do usuário final, incluindo apenas as tarefas e informações para uma determinada função de uma organização. Isso reduz a confusão de navegação com o usuário e os custos de treinamento.
  • Navegação aprimorada: os usuários finais podem se mover rapidamente entre aplicativos e navegar facilmente com os favoritos recentes e marcados. Os usuários enxergam apenas o que precisam.
  • Desempenho aprimorado: os usuários vêem ótimos aprimoramentos gerais no desempenho do cliente Web herdado. Os exemplos incluem a recuperação de metadados de aplicativos, aprimorando a renderização de formulários, reduzindo os tempos de carregamento de formulários e grades e desempenho aprimorado de fitas de formulários personalizadas.
  • Aprimoramentos gerais de produtividade: cliques reduzidos para tarefas comuns através da parede da linha do tempo e fluxos de processos de negócios melhoram a eficiência dos usuários.
  • Acessibilidade: a Interface Unificada foi desenvolvida com os padrões de acessibilidade, incluindo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG).

A Interface Unificada foi criada para substituir literalmente a Interface Clássica, e a Microsoft já anunciou a desativação completa da Interface Clássica, que ocorrerá a em 1 de outubro de 2020. Portanto, atenção: se você ainda possui aplicações Dynamics na interface antiga, o prazo está contado para a migração.

Tenho aplicação Dynamics na interface clássica. Como sou afetado?

Se você possui aplicações em produção sendo executadas na interface clássica, é importante realizar testes ativando a interface unificada o quanto antes. Sugiro que faça isso primeiramente em um ambiente Sandbox (homologação ou dev). Aplicações que estejam rodando inteiramente sob entidades nativas podem não ter impacto nenhum nos testes. Aplicações muito customizadas, e que também possuam um conjunto elevado de Javascripts incorporados, devem ser muito bem testadas, pois é provável que você encontre erros que dependam de codificação ou alteração de tela. Tudo isso precisa ser feito antes de 1 de outubro de 2020, caso contrário, você será obrigado a migrar após esta data (migração será feita de forma automática).

Como ativo a Interface Unificada?

As novas instâncias criadas para Dynamics 365 já estão com a interface unificada ativadas por default. Caso sua instância seja mais antiga e ainda não esteja, você pode ativar seguindo os passos abaixo:

1. Clique no botão de Configurações, no lado superior direito, “Advanced Settings” (ou Configurações Avançadas):

 

2. Clique na seta indicada em vermelho abaixo e escolha “Administration” (ou “Administração”):

3. Clique em “System Settings” (ou Configurações de Sistema):

4. Onde aparece “Use the new Unified Interface only (recommended)”, ative para “Yes” (caso esteja como “No”):

Pronto! Agora você já pode usar a interface unificada.

Caso queira o passo a passo dos testes com sua aplicação na interface unificada, verifique os sites de documentação abaixo:

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-platform/admin/enable-unified-interface-only

https://docs.microsoft.com/pt-br/powerapps/maker/model-driven-apps/faqs-transition-unified-interface

Confira ainda um vídeo interessante que mostra as vantagens de utilização da interface unificada:

Até mais!!

Idevar.

 

  1. A interface clássica do Dynamics 365 está com os dias contados. Está preparado para a UCI? | Dynamics 365 com Idevar Junior [MVP]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: