A interface clássica do Dynamics 365 está com os dias contados. Está preparado para a UCI?

Olá, Dynamics fan boys!

Novamente estou aqui tocando em um assunto “preocupante”, e que algumas organizações ainda estão passando despercebidas. No artigo que escrevi em outro post, expliquei as diferenças entre a Interface Clássica e a “nova” (nem tão nova assim rs) Interface Unificada (ou UCIUnified Client Interface) do Dynamics 365. Pois bem. Naquele artigo, eu alertei sobre a data de “ultimato” da Microsoft para que a nova interface seja utilizada. As organizações que deixarem para a última hora, poderão ter dores de cabeça com relação a isso.

A data do “ultimato” é 1 de outubro de 2020. A partir desta data, querendo ou não, você será “forçado” a migrar para a nova interface. No que isso implica? A maioria das aplicações Dynamics que estiverem rodando nativamente, sem muitas customizações, tendem a não ter impactos, ou seja, a migração ocorre tranquilamente e o usuário passa a utilizar a nova interface sem qualquer problema. Aplicações mais customizadas, principalmente com muitos Javascripts, precisam de mais cuidado. No post anterior, eu já expliquei como ativar a nova interface para ser testada.

Outro ponto que gostaria de compartilhar neste novo post, que não falei no anterior, é sobre um portal criado pela Microsoft para auxiliar a transição para corporações que queiram agendar esta migração. Trata-se do Unified Interface Transition Portal, que pode ser acessado pelo seguinte link: https://runone.powerappsportals.com/.

Ao clicar em “My Environments”, todas as instâncias do tenant relacionado à sua organização são listados, com o status da transição para a UCI. Veja um exemplo:

Basicamente, o site apresenta 4 status:

  • To be transitioned by FastTrack:
    Considero este o que se precisa dar mais atenção, para não comer bola e acordar da noite para o dia com a transição feita sem que você tenha notado. Algumas corporações, dependendo do contrato e licenças que possui com a Microsoft, apresentam a seguinte mensagem na abertura do portal, em vermelho: FastTrack Customers: Target Dates below are still to be confirmed. Please work with your FastTrack representative to plan and schedule your migration. Clientes “FastTrack” basicamente possuem datas de transição acordadas com o administrador do Dynamics. Imagine uma empresa global, com instâncias espalhadas em todo o mundo, com um administrador nos EUA, por exemplo. Este administrador terá acordado as datas via “FastTrack” com a Microsoft. Sendo assim, sua instância pode já ter uma data agendada e ele precisa confirmar com você, pois neste caso, nem sempre aparece a data na coluna “Target Date” (vide 2 últimos exemplos na imagem acima: “Instance_06” e “Instance_07_Brazil”).
  • Already transitioned:
    Transição já realizada. Sua instância já está transicionada para a UCI.
  • Not yet scheduled:
    Você ainda não agendou a transição via portal (selecionando uma data para que ela seja feita). Obs: mesmo que você não faça este agendamento, no dia 1 de outubro de 2020, data limite da interface clássica, sua instância será automaticamente migrada para a UCI.
  • Scheduled and approved:
    Agendada e aprovada. Este status mostra que você já fez o agendamento da transição para a UCI. Apenas tenha em mente que, na data mostrada na coluna “Target Date”, suas aplicações não estarão mais disponíveis na interface clássica.

Para fazer um agendamento, clique sobre a instância com o status “Not yet scheduled” para abri-la no detalhe, e depois, no botão “Schedule Transition Date”. Será apresentado um campo para a escolha da data antes de 01/10/2020:

 

Sugiro sempre que faça um teste de transição primeiro com instâncias Sandbox (Dev, Homologação), para depois prosseguir com instâncias de Produção.

Outra dica: mesmo após transicionado, se por algum motivo, você precisa entrar na interface clássica para determinada app, existe um parâmetro na URL para isso (disponível pelo menos até que a interface clássica seja extinta pela Microsoft): é o parâmetro forceClassic=1, que pode ser usado da seguinte maneira.

Exemplo:

https://contoso.crm2.dynamics.com/main.aspx?forceClassic=1

 

Interface já transicionada para Unificada (URL comum sem o parâmetro):

 

Mesma tela ao colocar o parâmetro “forceClassic=1” na URL, forçando a Interface Clássica:

 

Ou seja, mesmo que sua instância já tenha sido transicionada para a nova interface, você ainda pode forçar a interface clássica com este parâmetro.

É isso aí, galera! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, não hesitem em entrar em contato comigo ou deixar um comentário.

Forte abraço!

Idevar Junior.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: